Dois homens são encontrados mortos em enchentes no interior do estado
Dois homens foram encontrados mortos após caírem em rios durante as enchentes nas cidades de Aperibé, no Norte Fluminense, e Santo Antônio de Pádua, no Noroeste. A região vem sofrendo com fortes chuvas desde a última semana. De acordo com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 330 ocorrências desde a última sexta (6) em todo estado devido ao tempo.
Os corpos das vítimas foram encontrados no último domingo (8). Um deles, identificado como Fábio Natera Freitas, de 49 anos, foi localizado no Rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua. Segundo relatos das redes sociais, ele foi visto por moradores entrando no valão que corta a cidade e nadando até a ponte que liga o bairro Cidade Nova.
“Ele afundou e não foi visto mais. A correnteza no local estava muito forte e o nível do valão preocupante”, disse um comentário.
Já a segunda vítima, que caiu no Valão do Palmares, em Aperibé, não foi identificada.
Os municípios de Laje do Muriaé, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Miracema declararam Situação de Emergência. Cambuci e Engenheiro Paulo de Frontin instalaram gabinetes de gestão de crise. A Defesa Civil Estadual (Sedec-RJ) também acompanha de perto a situação em Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapoana.
A Sedec-RJ está em contato permanente com as prefeituras, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal. Na região Noroeste, onde foram registrados alagamentos provocados pelo volume excessivo de chuvas, agentes da Defesa Civil Estadual se reuniram com autoridades locais para avaliação dos prejuízos e a adoção de medidas para garantir a volta à normalidade, o mais rápido possível.
Apenas nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros atendeu 70 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o território fluminense, incluindo cortes de árvores, deslizamentos, desabamentos, inundações de salvamentos de pessoas ilhadas.
Ajuda humanitária
Nesta terça-feira (10.01), a Defesa Civil Estadual enviou ajuda humanitária para Laje do Muriaé e Aperibé. Foram, ao todo, 480 ítens doados, incluindo colchões, travesseiros e cobertores.
Previsão
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos.
Neste momento, os rios Pomba, Muriaé e Itabapoana apresentam pontos de transbordo. Os técnicos também observam a evolução do rio Paraíba do Sul.
A previsão para esta terça-feira (10.01) é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento e, a partir da tarde, pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte. Os ventos estarão fracos a moderados.