Detran RJ e Lei Seca realizam ação educativa na Ponte Rio-Niterói em comemoração aos 18 anos da operação
A Coordenadoria de Educação do Detran RJ e a Operação Lei Seca realizaram, na manhã desta sexta-feira (19/6), uma ação especial na Ponte Rio-Niterói em comemoração aos 18 anos da Lei Seca. A iniciativa, promovida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ecoponte, relembra a sanção da Lei nº 11.705 que, em 2008, estabeleceu tolerância zero para o consumo de álcool ao volante.
A Operação Lei Seca já ultrapassou a marca de 43 mil blitzes realizadas em todo o território fluminense. Em paralelo às fiscalizações, o programa promoveu mais de 8,6 mil ações educativas, conscientizando diretamente cerca de 885 mil pessoas. Como parceiro histórico da operação, o Detran RJ segue com o trabalho contínuo de fiscalização e educação em todo o estado.
Durante o evento, os agentes distribuíram materiais informativos e de proteção, como squeezes e antenas corta-pipa, com foco na segurança dos motociclistas. Além disso, os condutores puderam participar de uma dinâmica com óculos que simulam os efeitos do álcool e de outras substâncias psicoativas na direção. Dessa forma, os motoristas vivenciaram na prática como esse comportamento coloca em risco a própria vida e a de todos ao seu redor.
A coordenadora de Educação do Detran RJ, Manoela Morgado, ressalta que um trânsito mais seguro depende da responsabilidade de cada motorista.
– Adotar hábitos simples no dia a dia como usar o cinto de segurança, respeitar as placas e sinalizações e adotar a máxima de ‘se beber, não dirija’ são passos fundamentais para proteger vidas – disse Manoela.
O fisioterapeuta Morel Abreu, de 47 anos, destacou o impacto da Lei Seca no dia a dia da população fluminense.
– Como profissional da saúde, deixo um alerta para que as pessoas mudem a mentalidade em relação às fiscalizações. Não se trata de punição, mas de uma iniciativa para salvar vidas. Dados mostram que o conceito de dirigir devagar depois de beber não passa de uma ilusão. Precisamos levar a sério o fato de que álcool e direção não combinam – explica o fisioterapeuta.
Ao longo de quase duas décadas, a legislação tornou-se mais rigorosa. Hoje, a pena para quem causa acidentes graves sob o efeito de álcool pode chegar a cinco anos de prisão; em caso de mortes, a punição máxima é de oito anos.
– Ao longo dos anos, a Operação Lei Seca mostrou que fiscalização e educação caminham juntas. Ações como esta, realizadas em parceria com o Detran RJ, a Polícia Rodoviária Federal e a Ecoponte, reforçam uma mensagem simples, mas que salva vidas: álcool e direção não combinam. Nosso trabalho é permanente para conscientizar os motoristas e fazer com que essa escolha responsável seja cada vez mais natural para a população _ destacou o superintendente da Operação Lei Seca, tenente-coronel Diego Senna.

