Deputada se reúne com Alckmin em busca de solução para navios abandonados
A deputada estadual Célia Jordão (PL) entregou, nesta segunda-feira (24), ao presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, o Plano de Retomada da Indústria Naval e o Projeto Reciclagem Naval.
Entre os assuntos da reunião, esteve o projeto de lei que incentiva a reutilização, reciclagem e desmantelamento de embarcações no Estado. O tema ganhou importância adicional após o acidente com um navio abandonado na Baía de Guanabara, que se chocou com a Ponte Rio-Niterói. Dezenas de embarcações estão abandonadas no local há anos, sem destino e inventário preciso sobre a situação.
A proposta deve ser votada nesta semana na Assembleia Legislativa do Rio.
O vice-presidente, que também está à frente do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, recebeu bem a proposta de análise de critérios para que reparos e manutenção de embarcações da Petrobras e Transpetro sejam realizadas em estaleiros fluminenses e nacionais, evitando, o quanto possível, que tais serviços sejam levados para fora do país.
Alckmin também se comprometeu a realizar estudos na legislação para tornar o ambiente de negócios mais atraente aos investidores e analisar questões relacionadas às embarcações abandonadas na Baía de Guanabara que demandam alguma ação do governo federal.