Corpo de Bombeiros realiza buscas por desaparecido em temporal na cidade do Rio

O Corpo de Bombeiros atua, na manhã desta sexta-feira (31), nas buscas por uma pessoa que desapareceu durante o temporal que atingiu a cidade do Rio na noite de quinta-feira (30). Tancredo Augusto de Oliveira Silva, de 38 anos, foi arrastado pela correnteza para o Rio Joana, no bairro do Maracanã, na Zona Norte. De acordo com a Defesa Civil, os trabalhos tiveram início ainda na noite de ontem, com os quartéis de Vila Isabel e Central percorrendo o curso do rio e as galerias pluviais. As buscas superficiais continuam, com o apoio de mergulhadores do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).

De acordo com a irmã de Tancredo, Juma da Silva Barreto, de 32 anos, que acompanha os trabalhos dos bombeiros na manhã de hoje, um colega chegou a filmar o momento em que o homem foi levado pela correnteza e publicou nas redes sociais, mas não sabia que era ele e acreditou se tratar de um morador de rua. A vítima estava com um amigo, mas o homem conseguiu ser salvo antes de ser levado pela enxurrada.
“A gente só está na esperaça de achar ele. Um colega da gente fez um vídeo e botou nas redes sociais para a gente saber quem era, mas não estava falando o nome, porque estava como morador de rua. Mas, quando o colega do meu esposo viu que era ele, deu a notícia para o meu esposo. Um colega dele (Tancredo) conseguiu (ser salvo), resgataram o colega dele. Quando foi para pegar ele, a correnteza estava tão forte, arrebentou e a água levou ele e agora gente não sabe para onde, porque a água pode ter levado para qualquer lugar”, contou.
Também irmão de Tancredo, Carlos Augusto da Silva Barreto relatou que policiais e pessoas que estavam no local tentaram socorrer a vítima e o amigo. Testemunhas contaram que ele começou a subir uma corda usada para o resgate, quando a força da água o derrubou e ele ficou pendurado. “Ele não estava conseguindo, falando para o pessoal que estava sem força, pedindo ajuda, pelo amor de Deus para tirar ele lá de dentro (do rio). Falaram que teve uma hora que deu um redemoinho, engoliu e sumiu com ele”.
Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Programa Bairro Presente do 6º BPM (Tijuca) estava em uma cabine próxima à Universidade do Estado do Rio (UERJ), quando foi informada de que dois homens teriam caído no Rio Maracanã. Os PMs acionaram o Corpo de Bombeiros que, com auxílio de uma corda, conseguiram resgatar uma das vítimas. Entretanto, Tancredo não conseguiu ser socorrido a tempo e foi arrastado pela correnteza. A ocorrência foi registrada na 18ª DP (Praça da Bandeira).
Ainda de acordo com a irmã, Tancredo é passista da Estação Primeira de Mangueira e morador da comunidade que leva o mesmo nome, também na Zona Norte. A vítima é o mais velho de sete irmãos e foi descrito por Juma como uma pessoa boa, alegre e muito querida por amigos e parentes. A expectativa da família é encontrar o homem ainda com vida ou seu corpo, para conseguirem realizar uma despedida.
“O Tancredo era bom, era alegre, era sambista, era passista da Mangueira. Todo mundo da comunidade gosta dele como passista e como morador, está todo mundo nas redes sociais postando foto dele. Ele era um dos irmãos que era mais querido e mais chegado. Tudo o que a gente fazia, ele estava lá para ajudar, para acompanhar a gente. Estamos na espera de achar ele com vida ou achar o corpo dele para a gente poder enterrar”, afirmou a irmã.
“A gente só quer ver se encontram ele com vida ou sem vida, para a gente poder fazer um enterro digno, porque ele tem família, ele não é esquecido. A gente só quer uma solução. A gente é do mundo do samba, sempre presenta na comunidade, o pessoal da Mangueira está dando apoio para a gente, a presidente, todo mundo dando apoio, para ver se a gente encontra ele o mais rápido possível. Ele é uma pessoa alegre, muita gente gosta dele, todo mundo sentiu a morte dele. A gente está desde a madrugada na esperança de encontrar ele”, completou Carlos Augusto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *