29 de abril de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Páscoa: Vigilância Sanitária faz alertas sobre compra de pescados e chocolates

A uma semana da Páscoa, mais consumidores saem às lojas e aos supermercados em busca de itens para o almoço do feriado em família e para presentear parentes e amigos. Por isso, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) — vinculado à Prefeitura do Rio — faz um alerta sobre os cuidados a seguir na hora de escolher ovos de chocolate e o tradicional pescado da Sexta-feira Santa ou do domingo.

No que diz respeito aos pescados, o comprador deve prestar atenção à aparência do produto, checando se não há manchas avermelhadas e pontos pretos, o que indica a contaminação por bactérias e/ou fungos.

No caso especifico do bacalhau, vale lembrar que o uso de sal refinado é proibido. Além disso, somente os tipos Gadus morhua e Gadus macrocephalus são considerados legítimos. O primeiro é conhecido como bacalhau do “Porto” ou “Porto Mohua”. O segundo é apresentado como “Portinho” ou “Codinho”. O preço baixo e a espessura muito fina também devem acender o sinal vermelho para o consumidor.

“É preciso deixar claro que os peixes Saithe, Ling e Zarbo, muito consumidos entre os brasileiros e com custo mais baixo, não são bacalhau e devem ser comercializados como pescados salgado ou salgado e seco”, afirma a presidente do Ivisa-Rio, Aline Borges.

Se a opção for pelo pescado fresco, é preciso observar se os olhos do peixe ocupam toda a órbita ocular. Do contrário, é melhor não comprá-lo. Além disso, as guelras devem estar avermelhadas e a textura deve ser firme.

Outra dica importante é que o consumidor só deve comprar peixes com a barriga íntegra. Segundo o Ivisa-Rio, quando esta se rompe, é um indicativo de que há alguma alteração, tornando o produto impróprio para o consumo. Também é preciso retirar as vísceras antes de guardar o pescado, a fim de estender sua validade.

Para os que preferem fazer um churrasco no sábado, a escolha das carnes também é importante. O comprador deve checar a cor, a textura e o odor, assim como a data de validade, diz o Ivisa-Rio.

Ovos de chocolate

 

No caso de ovos de Páscoa, bombons e chocolates em geral, os consumidores devem observar se os produtos estão expostos de maneira adequada. O ideal é que estejam em local fresco e ventilado, sem a presença de umidade, longe de produtos de limpeza ou e que têm forte odor. Deve-se ainda evitar o contato direto com a luz solar.

Além disso, o comprador precisa sempre verificar as informações nutricionais no rótulo, que deve informar ainda os ingredientes e as datas de fabricação e validade. Outra informação obrigatória, segundo o Ivisa-Rio, é a de presença ou não de glúten, lactose e outros itens que causam alergias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *