Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri abre inscrições para conselheiros tutelares, no próximo dia 17

Em mais um ano de eleições unificadas para os conselhos tutelares de todo o país, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Japeri (CMDCA) inicia, no dia 17, as inscrições para o cargo de conselheiro tutelar para o mandato de 2024-2028. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST) atua na estruturação do processo de escolha.

 
Os interessados às vagas precisam comprovar experiência de no mínimo dois anos de atuação na área de infância e juventude,  idoneidade moral, idade superior a 21 anos, estar em dia com os direitos políticos e residir no município há pelo menos um ano.
 
As inscrições vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas na sede do CMDCA, na Avenida Presidente Tancredo Neves, Lote 02, Quadra 02, Parque Mucajá.
 
Francisco Canindé Medeiros, atual presidente do CMDCA, relata a importância de estar mais uma vez na condução do processo de escolha dos conselheiros tutelares.
 
  “Muitas mudanças ocorreram. Hoje os conselheiros ganharam direitos trabalhistas, mas precisam permanecer com o compromisso e atenção no atendimento à infância e juventude”, completou ele, que foi o primeiro presidente há 23 anos, quando foi criado CMDCA na cidade.
 
Proteção integral
 
A conselheira tutelar, Adriana Silva, se define como uma garantidora de direitos e entende que recebeu uma missão.
 “Criança e adolescente não nasceu para sofrer. Mas, quando isso acontece, são essas cinco pessoas que precisam atuar e garantir os direitos”, declara.
 
Avaliações
 
 Após as avaliações, os candidatos farão prova de conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Só então os aprovados estarão aptos a participar do processo de votação.
As datas constam no edital.
 
A votação acontece a cada quatro anos no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial. E a posse dos conselheiros tutelares ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024.

Confira o edital https://drive.google.com/file/d/17SP4mKRZeaGM5F_Cz9upLmDBGFs9ILS_/view?usp=sharing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *