Conheça a história da Capela de São Benedito em Piraí

A Capela de São Benedito é um marco arquitetônico da cidade de Piraí. Erguida entre 1770 e 1772, a estrutura fica ao lado da Santa Cruz, colocada no alto do morro onde ficava o antigo cemitério dos coléricos. O local foi usado para enterrar as vítimas da epidemia de cólera que assolou o Brasil e o mundo em 1855 e 1856.

Segundo a prefeitura de Piraí, a cidade não tinha local para sepultar seus mortos e decidiu usar um local que não traria problemas à saúde da população. Em direção ao morro, eram realizadas procissões; e, no alto, festas regionais.

Apesar disso, a capela não ficou imune ao abandono e ao tempo. Em 2017, foi realizado um festival de prêmios, para angariar fundos que iria viabilizar o início das obras, mas, segundo o município, o dinheiro ficou parado durante anos e a reforma não era concretizada.

Em 2019, moradores fizeram um apelo pelo templo e publicaram uma foto nas redes sociais com o pedido “Capelinha pede socorro”. A partir daí, moradores se uniram para revitalizar a pequena capela. O local ostenta uma vista privilegiada que fica ainda mais bonita durante o pôr do sol, sendo possível avistar a cidade e a Mata do Amador. Local era considerado propício para instalar um mirante.

A capela foi reaberta em 2021 e passou por uma revitalização custeada com o apoio dos moradores e fiéis. Dentre os maiores pedidos estavam a instalação de um salão com cozinha, banheiro e água encanada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *