Comissão da ALERJ discute transparência e andamento das obras da Usina Nuclear Angra 3
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta terça-feira (21/10) audiência pública para debater o futuro da Usina Nuclear Angra¿3, localizada no município de Angra dos Reis. O debate será às 10h, no plenário da Casa, no Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense.
A obra da usina Angra 3, iniciada nos anos 1980, foi paralisada várias vezes e permanece sem definição quanto à sua conclusão. Segundo o presidente da Comissão, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), o objetivo da reunião é garantir transparência ao empreendimento e exigir um posicionamento claro das empresas e dos responsáveis federais pela obra. “Não podemos mais adiar a decisão sobre Angra 3: ou concluímos com gestão rigorosa, ou assumimos os custos do abandono. Cada dia de espera é mais dinheiro público drenado e mais incerteza para a população fluminense”, disse o parlamentar.
Foram convidados para participar do encontro o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre de Oliveira; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo; o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Francisco Rondinelli; o presidente interino da Eletronuclear, Sinval Zaidan; o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, entre outros.