Comissão da Alerj de Defesa do Meio Ambiente debate prevenção às enchentes em São Gonçalo
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou nesta sexta-feira (01/03) audiência pública para debater formas de combate e prevenção às enchentes na cidade de São Gonçalo. A reunião foi realizada no auditório da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), localizada naquele município.
Entre as medidas propostas pelo colegiado para dirimir o problema estão um plano habitacional para os atingidos por inundações, integrando os governos municipal, estadual e federal; o aperfeiçoamento do sistema de sirene e alerta, envolvendo os órgãos e os representantes de todas as comunidades; e um grupo de trabalho com representantes da sociedade civil. A Comissão também fará visitas às secretarias responsáveis pelas áreas de habitação e ambiental.
Integrante do colegiado, o deputado Professor Josemar (PSol) informou que, de 2010 a 2019, a cidade registrou 141 pontos de alagamento, oito de enchentes e 12 deslizamentos. Cerca de 600 moradores do município compareceram à audiência. “Nas chuvas de 2023, muitas pessoas ficaram desabrigadas e, até hoje, enfrentam problemas com o recebimento do aluguel social”, disse o parlamentar.
Também participaram da audiência a deputada federal e integrante da Comissão de Desastres e Catástrofes Ambientais da Câmara Federal, Fernanda Melchionna (PSol-RS); o subsecretário de Estado de Cidades, Pedro Henrique de Oliveira; o secretário municipal de Meio Ambiente de São Gonçalo, Carlos Afonso; e o subsecretário municipal de Defesa Civil, major Felipe Assumpção.