4 de setembro de 2025
AlerjNotíciasPolítica

Comissão da ALERJ de combate às discriminações realiza oitiva com representantes de empresas de transporte por aplicativo

A Comissão de Combate às Discriminações vai se reunir nesta terça-feira (02/09), às 11h, e ouvir representantes de empresas de transporte por aplicativo para prestar esclarecimentos sobre casos de intolerância religiosa, supostamente praticados por motoristas vinculados a essas plataformas. A reunião acontece na sala 1808, na sede do Parlamento. Foram convidados a participar representantes das plataformas Uber, 99APP, Táxi Rio e Indrive.

“Essa oitiva é fundamental, pois as denúncias são recorrentes. Os praticantes de religiões de matriz africana relatam casos de racismo e intolerância religiosa por parte de motoristas que ao identificarem vestimentas, guias e endereços de terreiros se recusam a fazer viagens, enviam mensagens de cancelamento ofensivas. São posturas e falas discriminatórias e atitudes violentas que revelam mais uma face de como se manifestam o racismo e a intolerância religiosa no Brasil. Os aplicativos precisam discutir sobre essas denúncias e se responsabilizar pela criação de políticas internas e protocolos de atuação que garantam a liberdade religiosa dos usuários”, disse o deputado Professor Josemar (Psol), presidente da comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *