Cláudio Castro: “O diálogo sobre o melhor texto da reforma tributária vai permitir que os estados avancem e se desenvolvam”
No evento da Esfera Brasil, em São Paulo, governador debateu ainda sobre a importância do novo arcabouço fiscal para a economia
Durante evento da Esfera Brasil, em São Paulo, na noite desta segunda-feira (05/06), o governador Cláudio Castro reforçou a importância do diálogo entre os estados para debater o texto da reforma tributária, cujo o relatório será entregue ao Grupo de Trabalho da Câmara de Deputados nesta terça-feira (06/06).
– O diálogo sobre o melhor texto da reforma tributária vai permitir que os estados avancem e se desenvolvam. Precisamos construir uma reforma tributária que respeite o federalismo e mergulhar no tema para garantir o crescimento socioeconômico dos estados e do Brasil – afirmou o governador.
Castro também ressaltou a importância do novo arcabouço fiscal, que substituirá o atual teto de gastos na elaboração das leis orçamentárias anuais e já foi aprovado na Câmara. O governador destacou o crescimento do Rio de Janeiro nos últimos anos, com as contas em dia e um ambiente de negócios estável, atraindo mais investimentos para o estado.
– Pela segunda vez consecutiva o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu parecer favorável à aprovação das contas do governo. Fechamos o ano passado com um superávit de R$ 6,5 bilhões e registramos nos primeiros quatro meses de 2023 um saldo orçamentário excedente de R$ 3,5 bilhões. Os resultados são os investimentos em diversas áreas e atração de novos negócios, gerando emprego para a população – explicou Castro.
No painel, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que a discussão sobre o relatório deve ser feita entre 20 e 30 dias, e contará com a participação da sociedade. Lira também ressaltou que está trabalhando para que a votação da reforma tributária aconteça antes do recesso parlamentar.
– O grupo de trabalho, com os governadores, terá um texto-base. Todos darão as suas contribuições. O compromisso é pautar a reforma tributária ainda antes do recesso deste semestre – explicou o presidente da Câmara dos Deputados.