21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Cidade Integrada: Estudantes do Ambiente Jovem ajudam a reflorestar área de Mata Atlântica na Zona Oeste

 Cerca de 250 mudas nativas foram plantadas na Muzema

 Alunos do Ambiente Jovem, programa de educação ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), participaram nesta sexta-feira (26/05), na comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio, do plantio de 250 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação em uma das localidades do Corredor do Itanhangá, que é atendida pelo programa Cidade Integrada, do Governo do Estado, faz parte da Semana da Biodiversidade e da Mata Atlântica, organizada pela Cedae. Neste sábado (27/05), é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica.
Animada em participar da ação de reflorestamento, Leidinara Pires, 24 anos, aluna do Ambiente Jovem, acredita que ações semelhantes devem ser copiadas pelos moradores das comunidades.
– Morava no estado do Ceará e estou no Rio há um ano e meio. Antes do Ambiente Jovem, não observava os problemas da comunidade com o lixo e os alagamentos. Agora, sei que se cada um fizer a sua parte, podemos tornar o lugar onde vivemos melhor – contou Leidinara.
Também aluno do Ambiente Jovem, Alison Ramos, 20 anos, confessa que antes de fazer parte do programa jogava lixo fora do lugar. Ele assegura, porém, que agora é um incentivador para que seus familiares e amigos joguem o lixo no lugar certo.
– Em grupo, estamos revitalizando uma praça que estava abandonada na Vila da Paz. Essa consciência de preservar o meio ambiente eu só tive depois do Ambiente Jovem – disse o rapaz.
O Ambiente Jovem é voltado para jovens de 16 a 24 anos. A ideia é formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Os alunos participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade, recebem uma bolsa de estudos de R$ 200 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.
– Estou desempregada e essa bolsa de R$ 200 me ajuda a comprar comida. Além disso, tenho aprendido muito sobre o meio ambiente. É importante preservarmos a natureza porque nós também fazemos parte dela –  comentou Edilene Silva, 23 anos, aluna do Ambiente Jovem.
Segundo o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, o objetivo do Ambiente Jovem sempre foi formar jovens conscientes e engajados com a transformação dos espaços que os cercam.
– Ver nossos alunos tão empenhados em atividades fora da sala de aula nos certifica que nosso trabalho tem sido bem-sucedido e que estamos caminhando para um amanhã mais sustentável-  afirmou Pampolha
De acordo com Mayna Coutinho, engenheira ambiental da Cedae, esse plantio de mudas é fundamental para que se tenha água em quantidade e qualidade satisfatória para a população. Ela lembra que a ação da Muzema ocorreu por meio do projeto Replantando Vidas, programa socioambiental da Cedae.
–  A Cedae, por meio do projeto Replantando Vidas, em parceria com o Cidade Integrada, está trazendo mudas da Mata Atlântica em áreas desmatadas localizadas no Corredor do Itanhangá. Foram diversas ativações em comemoração à Semana da Bioversidade e da Mata Atlântica. Também estamos trabalhando nas ações de responsabilidade ambiental para engajar jovens e a população na preservação do meio ambiente – apontou Luiz Octávio Martins, assessor de Governança Sócio Ambiental da Cedae.
Supervisora do Cidade Integrada no Corredor Itanhangá, que atende a sete comunidades da região, Maria Soares, acredita que ações de reflorestamento como a desta sexta-feira na Muzema colaboram para evitar o crescimento desordenado do solo nas comunidades.
– O plantio dessas mudas vai evitar no futuro problemas como desmoronamento de terra e ocupações em áreas que devem ser preservadas – avaliou Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *