22 de junho de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Central Logística prevê economia de mais de R$ 1 milhão por ano com reestruturação

Empresa pública gestora do sistema de trens urbanos e dos bondes de Santa Teresa iniciou processo de revisão administrativa e reorganização interna, com previsão de mais de 30 desligamentos


A Central Logística, órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, está promovendo uma reorganização administrativa de sua estrutura. A nova diretoria da empresa pública – responsável pela gestão do contrato do sistema de trens urbanos e pela operação do centenário Sistema de Bondes de Santa Teresa – iniciou uma ampla revisão do quadro de servidores, com foco na eficiência da gestão, na transparência e na otimização dos recursos públicos. A previsão é de redução de cerca de 30 cargos, o que deverá representar uma economia estimada em até R$ 120 mil por mês aos cofres públicos ou R$ 1,4 milhão por ano.

O objetivo da reestruturação é adequar o quadro funcional às necessidades operacionais e estratégicas da companhia. Outros ajustes poderão ocorrer de forma gradual, conforme o cronograma de reestruturação em andamento.

A atual gestão está sendo conduzida interinamente por Marcelo Luiz Onida de Araújo, servidor público de carreira da Central Logística há 37 anos, com ampla experiência na companhia, onde também exerceu o cargo de Diretor de Planejamento, sendo indicado pelo Conselho de Administração como diretor-presidente interino na última semana.

Embora a Central Logística seja vinculada à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, as nomeações e exonerações são atribuições diretas da presidência da empresa, conforme sua estrutura de governança e autonomia administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *