20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Centenas de pessoas apoiam golpe de Estado na capital do Níger

Centenas de pessoas expressaram apoio nesta quinta-feira (3) na capital do Níger, Niamey, aos militares que tomaram o poder pela força ao derrubar o presidente Mohamed Bazoum.

Os manifestantes, alguns deles com bandeiras da Rússia, iniciaram a passeata no centro da capital, na Praça da Independência, após a convocação do M62, uma coalizão de organizações da sociedade civil.

Vários membros do M62 eram responsáveis por garantir a segurança da manifestação, que coincide com o aniversário de 63 anos da independência do Níger da França, que mantém 1.500 soldados no país para ajudar no combate aos grupos extremistas.

Desde o golpe de Estado de 26 de julho, as relações com a França passam por uma grave crise.
No domingo passado foram registrados incidentes durante um protesto diante da embaixada francesa em Niamey, o que provocou a retirada de centenas de cidadãos franceses do país africano.

“Estamos interessados apenas na segurança, venha da Rússia, China ou Turquia”, declarou um dos manifestantes, o empresário Issiaka Hamadou. “Simplesmente não queremos os franceses, que nos roubam desde 1960”, acrescentou.

O general Abdourahamane Tiani, o líder dos golpistas que tomaram o poder, afirmou na quarta-feira que franceses “não têm nenhuma razão objetiva para abandonar o Níger”, porque “nunca foram alvos de ameaça”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *