21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Cedae leva mais de 250 mil litros de água para blocos de rua no Carnaval

Em sua estreia no Carnaval de rua, a Cedae levou mais de 250 mil litros de água para distribuir entre os foliões de 14 blocos no Rio de Janeiro, do dia 20/1 ao feriado de Carnaval (13/2). A ação teve como objetivo garantir a saúde do público, com distribuição gratuita de água gelada para amenizar as altas temperaturas. Para isto, a Companhia mobilizou uma estrutura que chegou a levar, para cada bloco, mais de 30 mil litros de água e até 100 aguadeiros. Como a festa nas ruas continua após o feriado, a estrutura vai voltar para a pista neste fim de semana para refrescar mais quatro blocos, totalizando 18 desde o início da operação.

Para atender o público, a Companhia mobilizou a cada bloco – de acordo com a expectativa de público – uma megaestrutura que reuniu até três caminhões pipa, cada um com capacidade para armazenar 10 mil litros; kombi de água tratada capaz de armazenar 500 litros; 100 bombonas de água de 11 litros; unidade de água potável (UAP) ou “Bica da Cedae”, com capacidade para mil litros; até 100 aguadeiros; e laboratório móvel.

Água no copo e “chuveirinho”
Dos três caminhões pipa, dois foram utilizados para manter as bombonas cheias e matar a sede do público. Já o terceiro caminhão foi utilizado para dar “banhos” nos foliões, equipado com mangueira para lançar água e refrescar as multidões que festejaram nas ruas do Rio.

Em cada bloco, foram montados pontos de hidratação, com aguadeiros servindo água gelada em copos biodegradáveis. Por causa do sol forte, o uniforme dos aguadeiros foi fabricado com tecido com proteção contra raios ultravioleta. Para garantir a qualidade da água, o laboratório móvel da Companhia fez análises, de hora em hora, da água servida para o público.

Novidades na frota
Além desta estrutura, a Companhia inaugurou duas novas formas de distribuir água em grandes eventos. A primeira foi a “Bica da Cedae”, com capacidade para encher 5 mil copos de 200 ml e tecnologia capaz de manter a água gelada por 12 horas, sem usar motores nem eletricidade.

A segunda novidade foi a Kombi da Cedae. O veículo foi projetado para manter a água gelada e conta com tela de LED instalada em sua lateral que exibe, em tempo real, o volume consumido e os resultados dos testes de potabilidade.

Não deixe o samba acabar
No próximo fim de semana, a estrutura da Cedae volta às ruas para desembarcar no Bloco da Anitta e Mulheres de Chico, no sábado (17/2), e Monobloco e Enredo Carioca, no domingo (18/2), fechando o Carnaval.

Desde o período pré-carnavalesco, a Companhia levou água gelada para os foliões do Carrossel de Emoções (20/1); Chá da Alice (21/1); Bloco da Gold (27/1); Bloco da Lexa (28/1); Simpatia é Quase Amor (3/2); Bloco da Favorita (4/2); Cordão do Bola Preta (10/2); Bangalafumenga e Fanfinha (11/2); Largo do Machadinho Mas Não Largo do Suquinho, Sargento Pimenta e Exagerado (12/2); e Fervo da Lud e Orquestra Voadora (13/2.).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *