Cedae avança nas obras da nova ETA Tinguá, em Nova Iguaçu

As obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Tinguá, em Nova Iguaçu, seguem avançando. Na próxima quinta-feira (9/11), a Cedae realiza mais uma etapa das intervenções. Das 8h às 16h, o sistema passará por testes operacionais que podem causar redução da produção de água. A concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição de água no município, já foi comunicada a respeito da ação.

Com investimento de R$ 28 milhões, o sistema vai beneficiar mais de 150 mil pessoas na região. A nova unidade vai tratar até 650 litros de água por segundo, além de contar com tecnologia de microfiltração e operação automatizada, que possibilita o monitoramento em tempo real de todas as etapas do tratamento. A previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano.

A ETA Tinguá faz parte do Sistema Acari, composto por cincos represas (São Pedro, Rio d’Ouro, Tinguá, Xerém e Mantiquira) que abastecem Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e parte do Rio de Janeiro. Além da unidade Tinguá, mais duas outras ETAs serão construídas para contemplar os mananciais do sistema. As obras da ETA Xerém, em Duque de Caxias, também já estão em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *