Carnaval 2025: torres de segurança do Governo do Estado fortalecem proteção de foliões dentro e fora da avenida
As câmeras de reconhecimento facial instaladas pelo Governo do Estado auxiliaram na prisão de dez foragidos da Justiça durante o Carnaval. Para reforçar ainda mais a segurança dos foliões, a Secretaria de Governo(Segov) também instalou 30 torres de segurança nos pontos de maior movimentação, como em blocos de rua e na Marquês de Sapucaí. A medida têm garantido a proteção de moradores e turistas que aproveitam as festividades.
– Esses resultados são o reflexo da importância de termos a tecnologia como nossa aliada, principalmente quando tratamos sobre o fortalecimento da segurança pública do nosso estado. Estamos cumprindo nossa missão de promover o maior Carnaval da história, e garantindo que cariocas e turistas tenham a melhor experiência nesse grande espetáculo – destacou o governador Cláudio Castro.
Após o envio de alerta feito a partir do Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), com imagens diretas das câmeras, os dez foragidos foram localizados e presos entre sexta-feira (28/02) e hoje (03/03). Todos os identificados pelo sistema da Polícia Militar possuem mandados de prisão em aberto. Desde que o sistema foi implantado, em 2024, já foi possível prender 489 foragidos da Justiça.
População elogia o reforço
O bailarino Breno Moraes elogiou o empenho do Governo do Estado na área de segurança pública durante o maior espetáculo da Terra.
– Essas medidas facilitam o trabalho da polícia e, consequentemente, melhoram nossa qualidade de vida. É um fluxo muito grande de pessoas, e muita gente se aproveita desse momento tão mágico para fazer coisas ruins. Hoje, com todos esses aparatos, nos sentimos mais seguros – comentou.
Em sua segunda vez no Carnaval, Larissa Vera, de Manaus, enfatizou que o reforço na segurança vai fazê-la voltar ao Rio mais vezes.
– Já visitei várias vezes o Rio de Janeiro, essa é minha segunda vez vindo à Sapucaí durante o Carnaval. Acredito que a população se sinta mais confortável para circular e aproveitar essa festa de forma mais despreocupada. É bem melhor assim! – afirmou.
Tecnologia nos grandes eventos
As torres de segurança, que contam com câmeras de monitoramento e reconhecimento facial, estão em três pontos estratégicos. São 10 no entorno do Sambódromo, 10 na Rua Primeiro de Março e 10 na Intendente Magalhães. Além de monitorar o movimento nas festividades, as torres identificam pessoas com mandado de prisão em aberto.
Cada torre conta com quatro câmeras tipo Bullet na parte da cima, uma câmera com o sistema PTZ – que permite movimentos remotos na vertical, horizontal, além de ajustes de zoom – e uma de reconhecimento facial. Os equipamentos funcionam até o dia 9 de março.
– O monitoramento policial por meio de câmeras em grandes eventos é fundamental para garantir a segurança da população, permitindo a identificação rápida de situações de risco, a prevenção de crimes e uma resposta ágil a qualquer ocorrência – disse o secretário de Governo, André Moura.