Campos: Visitantes e veranistas de Farol participam de trilha sobre turismo sustentável

Cerca de 40 pessoas, entre visitantes e turistas da praia do Farol de São Tomé, participaram da Ecotrilha de Verão realizada neste sábado (6) na área do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag). Foi 1 km de trilha, pela qual os participantes tiveram a oportunidade de apreciar de perto um lugar repleto de belas paisagens e adquirir muito conhecimento científico. Durante a trilha, os trilheiros plantaram 30 mudas de pitanga e aroeira.
A trilha guiada foi realizada pela Subsecretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Pelag e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e fez parte da programação do “Verão de Todos Nós 2024”. A Ecotrilha de Verão acontece, ainda, nos dias 13 de janeiro e 3 de fevereiro. As inscrições para participar da trilha guiada no Pelag estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (22) 98186-0060.
“A Ecotrilha é uma oportunidade de as pessoas, principalmente as que moram na região, conhecerem o que temos de melhor do ecoturismo, e tudo isso podemos encontrar dentro do Pelag”, comentou o coordenador de Educação Ambiental do CEA, Júlio Carlos da Silva Júnior.
O Parque Estadual Lagoa do Açu fica nos limites de Campos e São João da Barra, no Norte Fluminense. A unidade de conservação foi fundada há 11 anos com a preocupação de proteger a vegetação da região.
“Foi uma verdadeira aula a respeito da biodiversidade da reserva. Foram observadas algumas espécies raras como a quixaba, uma espécie de orquídea chamada baunilha baiana”, disse o engenheiro ambiental Luiz Moser.
HISTÓRIA
Dentro da Unidade de Conservação também está um patrimônio campista: o farolzinho. Ele foi construído em 1882, fica em uma estrada de terra batida que faz ligação entre Campos e São João da Barra. O monumento está bem na curva do mapa do Brasil, que em algumas edições consta Cabo de São Thomé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *