14 de novembro de 2025
Câmara do RioNotíciasPolítica

Câmara Rio: Rolezinho Carioca apresenta a Praça da Harmonia e outros points da Gamboa

Ocupando um quarteirão entre as ruas Sacadura Cabral e Antônio Lage, no Centro da Cidade, a Praça da Harmonia tem, de um lado, o prédio centenário do 5º Batalhão da Polícia Militar e, do outro, o edifício que abrigou a primeira fábrica de moagem de trigo do Brasil, antiga sede do Moinho Fluminense. É essa região que o programa Rolezinho Carioca apresenta na próxima sexta-feira (21/11), a partir das 20h.

A Praça da Harmonia é um dos muitos points históricos do bairro da Gamboa. Facilmente acessada por uma linha do VLT, é nela que fica a casa onde o Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado em 1898. O espaço, reaberto em 2024 depois de três anos inativo, leva o nome de Centro Cultural Cândido José de Araújo, em homenagem ao primeiro presidente negro da história do clube. Nossa equipe esteve lá e também visitou outros espaços naquelas imediações que são referências nacionais de cultura, história e resgate de memória.

Além de um passado de extrema importância, a região também tem flertado com inovações. Num dos antigos casarões preservados funciona um ateliê que promove oficinas de arte contemporânea, nas mais diversas modalidades, onde são criadas obras para lá de modernas que decoram muitos lares cariocas.

Toda a programação da emissora pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube da Rio TV Câmara ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques da semana: 

O Meu Lugar: Pequena África

Batizada por Heitor dos Prazeres, compositor, pintor, cantor e sacerdote de religião afro-brasileira, a Pequena África foi assim batizada porque ali se concentrou a maior parte dos desembarques de negros escravizados para o Brasil. Também foi na região, que engloba os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e parte do Centro, que eles e seus descendentes se estabeleceram depois de 1888.

O Meu Lugar que vai ao ar nesta segunda-feira (17/11), às 20h, circula pela Pequena África e mostra como e por que ela hoje é um reduto culturalmente rico, repleto de sítios históricos que ajudam a contar a epopeia de luta, resistência e vitória da população negra do país. Um desses marcos é o Cais do Valongo. Construído em 1811, foi o maior portal de entrada de escravizados das Américas – talvez até do mundo. Por ele passaram cerca de 1 milhão de pessoas, arrancadas à força de seu continente.

Desde 2017, o Cais é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade e está aberto ao público para visitação. O episódio relembra como ele foi redescoberto. E ainda circula pelo Instituto Pretos Novos, Muhcab, Pedra do Sal e outros pontos de memória do período de escravização – mas também de celebração da ancestralidade. O Largo de São Francisco da Prainha se consolidou como um importante espaço da cultura e vida noturna da cidade, por exemplo.

O programa também reverencia e coloca a região como berço do samba, surgido dos encontros de Tia Ciata, João da Baiana e outros bambas pelas bandas de lá. Lima Barreto, escritor celebrado da literatura brasileira, é outro que tem o nome associado a este pequeno conglomerado de relevância continental.

Câmara Rio Debate mostra como foi o Extra Favelas no Complexo do Alemão

No 3° episódio da série que revive o projeto Extra Favelas: O Papo Agora é em Casa, o Câmara Rio Debate desta terça-feira (18/11) mostra a partir das 20h como foi o encontro realizado no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. O tema foi mobilidade urbana e a discussão contou com a participação do vereador Victor Hugo (MDB), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal do Rio; do vereador Deangeles Percy (PSD), vice-presidente da Comissão do Idoso; de Simone Costa, subsecretária de Planejamento e Concessões de Transportes da Secretaria Municipal de Transportes do Rio, e de Rene Silva, fundador e editor chefe do jornal Voz das Comunidades. O bate papo foi mediado pela jornalista Roberta de Souza, repórter do Jornal Extra.

Durante cinco semanas, o projeto itinerante organizado pelo jornal, com apoio da Câmara de Vereadores, levou parlamentares, representantes do Executivo e da sociedade civil para percorrer territórios de todas as regiões da cidade. O objetivo foi ouvir os moradores e apontar soluções para demandas das comunidades em temas como juventude, emprego, renda, moradia e urbanismo. Também foi realizada uma pesquisa que mapeou como os moradores percebem a realidade deles.

 

Reportagem Especial festeja o legado da Culinária Afro-brasileira

Terceiro continente mais extenso do planeta, com aproximadamente 30 milhões de quilômetros quadrados, a África tem mais de 50 países com enorme diversidade de etnias, vegetação, clima, costumes e dialetos, sendo inspiradora também quando o assunto é gastronomia. De lá vieram receitas de alguns dos pratos mais tradicionais da nossa culinária. A rabada, a canja, a canjica, o pirão e o angu são alguns exemplos de comidas afro-brasileiras que foram resgatadas ou ressignificadas por novas gerações de chefs e cozinheiros.

O Câmara Rio Reportagem Especial que será exibido na próxima quarta-feira (19/11), às 20h, passeia por heranças da gastronomia africana, pelos paladares e hábitos que dizem muito sobre quem somos e de onde viemos. Em destaque, o Zungu – guia de gastronomia preta do Rio, que atualmente conta com mais de 20 empreendimentos, entre bares, restaurantes, ateliês e casas de assados.

Nascido durante a pandemia de Covid, faz referência às casas da Pequena África onde os negros escravizados se reuniam para comer, se atualizar e se fortalecer. Vamos conhecer também um quilombo urbano, erguido no bairro da Glória, que oferece uma das feijoadas mais famosas da cidade.

 

Haroldo Costa é o convidado do Câmara Rio Entrevista

No Dia Nacional da Consciência Negra, quinta-feira (20/11), às 20h, o Câmara Rio Entrevista reexibe o bate papo com Haroldo Costa, de quem você, provavelmente, lembra como comentarista dos desfiles de escolas de samba. Salgueirense de coração, ele também é curador, escritor, radialista, produtor de rádio e TV, criador de espetáculos e ator.

Haroldo estreou nos palcos com a peça “O Filho Pródigo”, de Lúcio Cardoso. Uma montagem do Teatro Experimental do Negro, fundado por Abdias do Nascimento, e por onde também passaram Ruth de Souza, Grande Otelo e Milton Gonçalves, entre outros talentos. Conta que se identificou com o grupo e com ele participou das criações de concursos culturais e da formação do Grupo Folclórico Brasileiro, que mais tarde passaria a se chamar Companhia de Dança Brasiliana. A companhia viajou por 25 países durante cinco anos.

De volta ao Brasil, Haroldo protagonizou a peça “Orfeu da Conceição”, a convite de Vinícius de Moraes. O artista também ganhou muitos outros palcos; brilhou nas telas da TV – diante e por trás das câmeras – e também do cinema. Em 2015, mereceu um documentário escrito por Silvio Tendler: “Haroldo Costa – o nosso Orfeu”, com narração de Zezé Motta. A literatura é outro dom e veio carregada de experiências vivenciadas na pele.

 

Resumo da Semana

Tudo o que foi discutido, aprovado e transformado em lei ao longo da semana legislativa para melhorar o dia a dia da cidade e a vida dos cariocas é sintetizado nesse nosso programa exibido aos sábados, às 16h20. Ele mostra de uma forma mais simples e objetiva o que tem sido destaque nas nossas sessões ordinárias e extraordinárias e nas interações dos vereadores durante as audiências, reuniões e debates públicos.

Por meio de uma linguagem mais ágil e moderna, o programa ajuda os espectadores a fazerem incursões, em poucos minutos, por tudo que foi notícia dentro do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara do Rio, e que auxilia no desenvolvimento da cidade. Além da TV aberta, no Canal 10.3, o programa e toda a nossa programação podem ser vistos no Youtube, no endereço: @tvcamarario, e no site: tv.camara.rio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *