25 de novembro de 2025
Câmara do RioNotíciasPolítica

Câmara do Rio: Vereadores conversam com moradores em Copacabana no segundo dia de ‘O Povo Pergunta’

A Câmara do Rio e a Super Rádio Tupi deram continuidade, nesta terça-feira (25/11), à 4ª edição do projeto “O Povo Pergunta”. Desta vez, os moradores de Copacabana puderam tirar dúvidas, propor melhorias e conversar diretamente com os parlamentares em frente à estação de metrô Cardeal Arcoverde.

Estiveram presentes no segundo dia o presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), e os vereadores Flávio Valle (PSD) e Leniel Borel (PP). Eles ouviram queixas, esclareceram dúvidas e dialogaram com quem parou para participar da ação, que também contou com o apoio de integrantes de comissões permanentes da Câmara.

Conservação

A presidente da Associação de Moradores da Cardeal Arcoverde (Amave), Sonia Castelo Branco de Araújo, pediu mais atenção do poder público à praça, uma das principais do bairro. “Precisamos de árvores podadas, melhorias no jardim e no piso, porque há muitos idosos aqui”, afirmou.

O presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado, concordou com a demanda e explicou as ações em andamento: “Você tem toda a razão. A Câmara, em conjunto com a Prefeitura, trabalha em três frentes: primeiro, conscientizar a população sobre a importância de cuidar das praças, porque infelizmente ainda há depredação, e por isso estamos instalando câmeras nesses espaços pelo programa de segurança Civitas, que informa a Prefeitura em tempo real. A segunda frente é a discussão do orçamento municipal: o prefeito enviou uma proposta mais robusta para a conservação das praças, e esperamos ampliar esses investimentos no próximo ano. E, por fim, a Prefeitura lançou editais para que empresas possam adotar as praças”.

Ocupação com comércio

Morador de Copacabana, o professor de educação física Antônio Nelson Dique Turco pediu melhorias na iluminação no local e maior ocupação de comércio, sugerindo a instalação de mais vendas e quiosques, a exemplo do que já começou a ser feito. Ele pediu atenção, também, à população em situação de rua que vive nos acessos do metrô.

O vereador Flávio Valle explicou ao morador que o poder público já está atento às questões levantadas. “É importante destacar que essa ocupação que começou recentemente aqui na praça veio através de uma indicação parlamentar nossa, feita há dois meses à gestão executiva de Copacabana”, disse.

“A RioLuz acabou de ser oficiada para garantir melhoras na iluminação pública, que é um mecanismo de segurança. Ao passar por aqui, já vemos a Prefeitura instalando as câmeras do Civitas, a maior central de monitoramento da América Latina. Agora, vale destacar que a população de rua é um problema global. E como a gente resolve esse problema social? Primeiro, garantindo a ocupação do espaço. Então, a sugestão de tirar a academia ou remanejá-la e abrir novos pontos de venda é superpositiva, porque cria mais emprego, faz a economia local girar e acaba dando uma boa ocupação para a praça”, concluiu Valle.

 

Instalação de banheiros públicos

A moradora Arlete Palácio cobrou ações de limpeza no bairro e pediu a instalação de banheiros públicos. “Eu gostaria de saber por que não existe banheiro público, de graça, principalmente para a população de rua. Eles acabam fazendo suas necessidades em qualquer lugar, nas ruas e praças”, afirmou.

O vereador Leniel Borel reconheceu a demanda e defendeu a criação de uma política específica para o tema. “Nossa legislação é antiga e apenas autoriza a construção de banheiros públicos, mas não temos um programa que defina onde eles devem ser instalados, em locais estratégicos. Acho que já chegou o momento de discutirmos isso. Agradecemos por trazer essa demanda e agora podemos criar um projeto que estabeleça um programa de banheiros públicos para a população. O verão está chegando, muita gente vem ao Rio, Copacabana é nossa porta de entrada, e precisamos desses espaços. Vamos elaborar um projeto de lei e cobrar que a Prefeitura o implemente”, afirmou.

Ação itinerante

“O Povo Pergunta” visita quatro bairros da cidade ao longo desta semana, sempre das 10h às 14h. Na última edição, em junho deste ano, mais de 2 mil cidadãos participaram do evento. As principais preocupações giraram em torno de temas como infraestrutura urbana, segurança pública e transporte.

Confira a programação dos próximos dias:

  • Quarta-feira (26/11) – Barra da Tijuca, Estação do Metrô Jardim Oceânico
  • Quinta-feira (27/11) – Bangu, Calçadão de Bangu, Rua Francisco Real, 1969
  • Sexta-feira (28/11) – Entrevista com vereadores no estúdio da Super Rádio Tupi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *