Câmara do Rio presta homenagem à Comlurb e seus servidores
Companhia é maior organização de limpeza pública na América latina
Na semana em que se celebram os 50 anos da Comlurb (15/05) e o Dia do Gari (16/05), a Câmara do Rio presta mais uma homenagem à empresa e seus servidores. Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (14/05) a declaração da Companhia Municipal de Limpeza Urbana como patrimônio cultural imaterial do município e a inclusão da Semana do Gari no Calendário Oficial da Cidade.
“A Comlurb é um verdadeiro símbolo do serviço público de excelência no Rio de Janeiro. O reconhecimento da companhia como patrimônio imaterial se deve à cultura de trabalho, ao conhecimento técnico e às práticas desenvolvidas por gerações de trabalhadores, em especial os garis, cuja atuação diária é símbolo de compromisso com a cidade”, afirma o vereador Carlo Caiado (PSD), presidente da Câmara e um dos autores da proposta que declara a Comlurb patrimônio cultural imaterial.
A limpeza integral da Praia de Copacabana nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, após o Réveillon, que recebe milhões de pessoas anualmente, é um exemplo citado de eficiência da companhia pelos parlamentares. A atuação nos mega shows internacionais como os de Madonna, Lady Gaga Rolling Stones, Elton John e outros, bem como nas operações de limpeza durante grandes festas populares, desfiles, maratonas e manifestações cívicas, também foi lembrada na justificativa do PL 531/2025, aprovado em 1ª discussão. A matéria voltará à pauta em 2ª votação.
Além de Carlo Caiado, assinam o projeto os vereadores Márcio Ribeiro (PSD), Welington Dias (PDT), Rosa Fernandes (PSD) e as Comissões de Justiça e Redação, de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, de Cultura, de Assuntos Urbanos, de Trabalho e Emprego e de Obras Públicas e Infraestrutura.
Semana do Gari
Para fortalecer a cidadania, estimular o respeito e promover a inclusão social dos garis, que muitas vezes enfrentam preconceitos e dificuldades no exercício de sua função, foi aprovado o PL 15/2025, que inclui a Semana do Gari no calendário da cidade. Durante a Semana serão realizadas palestras, campanhas de conscientização, eventos educativos e culturais para engajar a sociedade na valorização desses profissionais e na adoção de hábitos mais responsáveis em relação ao descarte de resíduos e à conservação dos espaços públicos.
“Nossa ideia é que nessa semana, mais que homenagens, possamos abrir espaço para o debate sobre temas fundamentais, como a melhoria das condições de trabalho, a segurança laboral, a importância da educação ambiental e o impacto da limpeza urbana na saúde e na economia da cidade”, afirma Helena Vieira (PSD), autora da proposta. O projeto foi aprovado em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do prefeito.
Veja abaixo os demais projetos aprovados na sessão extraordinária desta quarta-feira (14/5):
Carteira de identificação vai facilitar acesso a tratamento
PL 3594/2024 – Institui a carteira de identificação da pessoa com epidermólise bolhosa, uma condição genética rara e debilitante que afeta a pele e as mucosas, causando a formação de bolhas e lesões. O objetivo é identificar as pessoas para assegurar-lhes atendimento preferencial em órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, bem como em instituições de caráter privado. O projeto, de autoria do vereador Dr. Rogerio Amorim (PL), foi aprovado em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.
Street workout e calistenia se tornarão modalidades esportivas oficiais na cidade
PL 3194/2024 – Reconhece oficialmente como modalidades esportivas oficiais do município os esportes denominados exercícios de rua (Street Workout) e calistenia. Ambas são caracterizadas pela prática de exercícios físicos utilizando o próprio peso corporal em equipamentos e estruturas urbanas, tais como barras, paralelas, bancos e diversos conjuntos de equipamento específicos para sua prática.
De acordo com o projeto, a prática dos exercícios obedecerá a quatro normas: os praticantes deverão usar os equipamentos de forma consciente e respeitar os demais usuários do espaço público; proibição de materiais ou ferramentas que possam causar danos aos equipamentos público; qualquer atividade que possa representar risco à integridade física dos praticantes ou de terceiros fica vedada; e a prática dos exercícios deverá observar os horários previamente estabelecidos para a utilização dos espaços públicos, conforme determinado pelas normativas vigentes. A matéria seguirá para sanção ou veto do prefeito.
Círculo de Oração deverá se tornar patrimônio da cidade do Rio
PL 143/2025 – Declara como patrimônio religioso e cultural de natureza imaterial do município do Rio de Janeiro o Círculo de Oração. Presente nas igrejas da Assembleia de Deus em todo o Brasil, desde 1960, o movimento faz a arrecadação e distribuição de alimentos para comunidades mais vulneráveis. O projeto do vereador Marcos Dias (Podemos) foi aprovado em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do prefeito.