16 de novembro de 2025
Câmara do RioCâmarasDESTAQUENotíciasPolítica

Câmara aprova empréstimo para obras de drenagem e requalificação urbana em favelas da cidade

A Câmara do Rio aprovou nesta terça-feira (23/9), em 2ª discussão, o PDL 76/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 882,8 milhões, para realizar obras de controle de enchentes na bacia do Rio Acari e urbanização de áreas no Complexo do Alemão e na Rocinha. Os recursos deverão ser utilizados no âmbito do Programa Novo PAC – Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes e contarão com garantia da União. A matéria seguirá para promulgação pelo presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (PSD).

A bacia hidrográfica do Rio Acari é uma das maiores da cidade, com 107 Km², e vem sofrendo com uma série de inundações e alagamentos. A proposta prevê a canalização de 3,8 km, alcançando desde a Av. Martin Luther King até seu deságue no Rio Pavuna-Meriti, o que vai beneficiar diretamente cerca de 63 mil moradores dos bairros de Vigário Geral, Jardim América, Parque Colúmbia, Irajá e Acari.

Na área do Complexo do Alemão, na Zona Norte, as intervenções terão como finalidade a elevação dos padrões de qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.  Dentre elas estão previstas execução de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário interligado, contenção de encostas, iluminação pública, construção de áreas de lazer e urbanização de áreas remanescentes do reassentamento de famílias.

Em relação à Rocinha, na Zona Sul, a proposta visa à implantação de planos inclinados que permitam a circulação vertical de pessoas e de resíduos sólidos; a urbanização e ampliação de principais eixos de circulação, como a Rua do Valão; recuperação ambiental de corpos hídricos; requalificação do parque ecológico da Rocinha; construção de novas unidades habitacionais e implantação de novo terminal modal de transportes e mercado popular, entre outras.

 

Ampliação de leitos 

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o PLC 187/2024, do Poder Executivo, que propõe uma flexibilização no Plano Diretor para permitir a transformação dos antigos prédios comerciais da IBM, em Botafogo, em um hospital particular da operadora de saúde Prevent Senior. A matéria seguirá para sanção ou veto do prefeito.

Visando dar tratamento igualitário às demais operadoras de planos de saúde, foi aprovada uma emenda dos vereadores Welington Dias (PDT), Dr. Gilberto (SD) e Junior da Lucinha (PSD) que estende a permissão para instalação e/ou ampliação de unidade de saúde com internação públicas ou privadas nos bairros do Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Laranjeiras e Urca. A matéria será encaminhada para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *