19 de maio de 2026
NotíciasNotícias 24hs

Briga entre alunos de Cinema da UFF termina com estudantes esfaqueados

Uma briga nas proximidades de um dos campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, terminou com três alunos esfaqueados no início da tarde desta terça-feira (19). Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 12h40 para o Casarão Rosa, antigo Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), localizado na Rua Professor Lara Vilela.
Os feridos acabaram sendo socorridos e levados para o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), também em Niterói. Segundo a direção da unidade, os pacientes já receberam alta.

Segundo informações obtidas pelo DIA, a discussão começou entre estudantes do curso de Cinema durante a divisão de grupos para um trabalho acadêmico. O agressor teria retirado uma faca da mochila e atacado os colegas. Em seguida, fugiu antes da chegada do comando do 12º BPM (Niterói). Posteriormente, ele se apresentou na 76ª DP (Niterói), acompanhado de um advogado, onde presta depoimento. As vítimas também foram levadas para a delegacia para prestarem depoimento.

Em nota, a UFF repudiou o episódio de violência entre os estudantes e se solidarizou com os alunos feridos. “A Universidade acompanha de perto todo o processo de assistência aos alunos e reforçou a presença da equipe de segurança no local. Desde os primeiros momentos, a UFF também mobilizou suas equipes de apoio para prestar assistência aos estudantes e familiares, incluindo acompanhamento psicológico, social e jurídico, conforme as necessidades apresentadas”, informou a instituição.
Ainda segundo a universidade, internamente serão adotados os procedimentos administrativos necessários, no âmbito de competência da instituição, com o objetivo de avaliar eventuais responsabilidades e adotar as medidas cabíveis. A UFF destacou, ainda, que o incidente, por ter ocorrido fora das dependências da universidade, tem o processo de investigação criminal conduzido pela Polícia Civil. Leia a nota da UFF na íntegra abaixo.

Desde dezembro de 2023, a nova sede do IACS funciona no Campus do Gragoatá, a poucos metros do Casarão Rosa. Com a mudança, as aulas passaram a ser realizadas no novo prédio, incluindo as do curso de Cinema e Audiovisual.

Nota na íntegra da UFF

“A Universidade Federal Fluminense (UFF) manifesta profundo pesar e repudia o episódio de violência ocorrido entre estudantes do curso de Cinema, nas proximidades da antiga sede do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), em Niterói. A integridade física, a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica são prioridades inegociáveis para a instituição. Nesse momento, a UFF expressa solidariedade aos estudantes atingidos e a seus familiares, desejando plena recuperação às vítimas neste momento delicado.

Imediatamente após o ocorrido, o socorro foi acionado e os estudantes receberam atendimento emergencial, sendo encaminhados ao Hospital Estadual Azevedo Lima por uma ambulância do Corpo de Bombeiros. A Universidade acompanha de perto todo o processo de assistência aos alunos e reforçou a presença da equipe de segurança no local.

Desde os primeiros momentos, a UFF também mobilizou suas equipes de apoio para prestar assistência aos estudantes e familiares, incluindo acompanhamento psicológico, social e jurídico, conforme as necessidades apresentadas.

Internamente serão adotados os procedimentos administrativos necessários à apuração dos fatos, no âmbito de competência da universidade, com o objetivo de avaliar eventuais responsabilidades e adotar as medidas cabíveis, respeitados o devido processo legal e o direito à ampla defesa. Paralelamente, a UFF está reforçando os seus protocolos de segurança em todos os campi, com intensificação das ações preventivas e de vigilância, visando assegurar um ambiente acadêmico mais seguro e acolhedor.

Cabe destacar que o incidente, por ter ocorrido fora das dependências da universidade, tem o processo de investigação criminal conduzido pelos órgãos competentes de segurança pública, com os quais a UFF atua em cooperação para contribuir no que for necessário para a resolução do caso. Informamos, ainda, que o suposto agressor se apresentou à Polícia Civil, acompanhado de um advogado.

 

A Universidade Federal Fluminense reafirma seu compromisso inegociável com a paz, o diálogo, a convivência democrática e o combate a toda forma de violência, intolerância e agressão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *