Bem-estar e saúde animal em debate em Mesquita

Palestra contou com a participação da população, de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e de agentes de combate às endemias

O Centro Cultural Mister Watkins, no Centro, foi palco de um debate importante no dia 5 de janeiro. Nesta data, o local recebeu a palestra “Bem-estar e Saúde Animal”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Mesquita e o projeto interinstitucional de proteção animal da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O encontro foi direcionado à população em geral, aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e a agentes de combate às endemias.

A equipe que ministrou a palestra contou com Tatiana Maria, pesquisadora-extensionista; Bianca Duque, bolsista-extensionista mestranda; e Ana Paula Barbosa, bolsista-extensionista graduanda, todas as três da Unirio. Durante o encontro, o tema central abordou assuntos como cuidados adequados, adoção e tutor responsável. Além disso, foram debatidos muitos mitos que envolvem o processo de castração de cães e gatos.

“São assuntos extremamente interessantes àqueles que são tutores ou que pensam em adotar um animal de estimação. Conhecer as principais responsabilidades, os direitos dos animais e a convivência harmônica é importante para o maior cuidado e atenção no dia a dia”, comenta Sérgio Vigas, coordenador de Vigilância Ambiental. 

Participação 

Durante a discussão, a participação dos presentes fez diferença. Uma das espectadoras engajadas foi Josiane do Nascimento, de 52 anos. Ela trabalha como assistente social na Secretaria Municipal de Saúde e recebeu o convite para assistir à palestra. 

“Vai me ajudar na rotina profissional. Nós temos acesso aos acumuladores e que possuem animais. Então, é importante ter esses conhecimentos para orientar e repassar a esses munícipes”, aponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *