Barra Green segue fazendo sucesso em Barra do Piraí

Com aproximadamente 20 barracas e um total de 25 expositores de produtos orgânicos, agroecológicos e artesanatos locais, o Barra Green é uma iniciativa de grande sucesso da Secretaria de Agricultura em Barra do Piraí. O objetivo principal da feira é atender a demanda dos habitantes do município em consumir produtos mais saudáveis e seguros, assim como incentivar a agricultura familiar orgânica e agroecológica, e, dessa forma, dando aos produtores da cidade mais uma opção de renda. Além disso, a ação coopera com a merenda escolar do município, uma vez que os trabalhadores rurais que participam dela fornecem uma parte de sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

A primeira edição do evento ocorreu em 10 de agosto de 2019. Tamanho foi o sucesso desta realização que, naquela época, o Barra Green passou a ser feito mensalmente aos sábados. Porém, em março de 2020, por conta da pandemia do Covid-19, a feira foi suspensa. Pouco mais de um ano depois, em 19 de agosto de 2021, a ação retornou com todas as medidas de segurança cabíveis, ocorrendo em todas as quintas-feiras das 8 às 14 horas na Ponte Nilo Peçanha – Esquina do Pecado -, no Centro.

O secretário de Agricultura, Espedito Monteiro de Almeida, apontou para a grande relevância do projeto na região. “Com o Barra Green, possibilitamos que os habitantes possam levar saúde para a mesa de jantar de seus familiares. Por isso, a feira tem sido referência. Outros órgãos de poderes públicos vizinhos já nos procuraram para que possam implantar o mesmo sistema em suas cidades, e isso evidencia a grande relevância dessa nossa realização”, explica o secretário.

Monteiro ainda relembra o início do projeto e ressalta o comprometimento de sua pasta para com os trabalhadores rurais. “Em 2018, começamos uma aproximação entre a prefeitura e os produtores rurais locais para que pudéssemos estruturar essa ideia, e assim, fizemos visitas em propriedades e eventos pautados em iniciativas agroecológicas e orgânicas para que, cada vez mais, a formação da feira estivesse digna de uma cidade como Barra do Piraí. Nós estamos trabalhando incansavelmente para que o homem e a mulher do campo possam continuar no campo e, de lá, tirarem seu sustento e o de sua família”, afirma o chefe da pasta.

Segundo o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, ações como essa mostram o comprometimento do governo com a agricultura familiar municipal. “O evento é uma forma que temos de prestigiar os trabalhadores rurais e demonstrar a eles o quanto são importantes para a nossa cidade. Afinal, o trabalho é, e sempre será, reconhecido. Sempre buscaremos dar um grande valor aos profissionais e seus devidos ofícios. E, assim, deixaremos o respeito como um de nossos legados no município”, finaliza o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *