Barra do Piraí sedia a oitava reunião da Arranjo Produtivo Local do Café do Vale do Café

Barra do Piraí vai receber a oitava reunião técnica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Café do Vale do Café. Dia 11 de agosto, às 14 horas, a Fazenda da Taquara sediará esse encontro em que será apresentado o estudo de Indicação Geográfica contratado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A indicação geográfica é um termo utilizado por produtores, comerciantes e consumidores de um determinado local que identificaram em seus produtos algumas qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica. O diretor de Turismo da Secretaria de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Sérgio Nóbrega, comenta sobre a realização dessa reunião relacionada a sua pasta.

“A indicação geográfica se dá em forma de registro, esse é conferido a produtos e serviços que são característicos do seu local de origem. Então, a sua identidade própria é um diferencial, uma forma de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado”, explica Sérgio.

A reunião contará com diversas autoridades desse ramo, como Wanderson Farias, vice-presidente do Instituto Preservale, um dos apoiadores do evento. Wanderson aponta como o APL já beneficiou a produção de café de determinados locais, além de realizar a função de fazer o turismo e a agricultura trabalharem juntos.

“Chegamos a oitava reunião e isso mostra a força do incentivo aos novos produtores de café. Já temos propriedades produzindo cafés de qualidade a partir do APL, que é uma maneira de unir o turismo e a agricultura. Esse será um evento para avançar ainda mais no debate sobre a importância desse produto, especialmente por atrair turistas para fazendas históricas que remetem ao Ciclo do Café”, é o que diz o vice-presidente.

O prefeito Mario Esteves expõe a importância de um evento como esse acontecer, especificamente, na Fazenda da Taquara, um local com a história ligada a um dos principais períodos do café. “É de uma representatividade imensa uma das reuniões do APL do Café acontecer em uma fazenda em Barra do Piraí! A Fazenda da Taquara tem um estilo colonial e foi fundada na década de 1830, se destacando no Ciclo do Café, que se estendeu até o século XX. Atualmente, ela está aberta para visitação e vai sediar essa cerimônia de imensa importância para os produtores da região”, finaliza o prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *