Barra de São João: Portodas forma 24 assistentes de operações portuárias

O programa Portodas, que visa qualificar e inserir mulheres no mercado de trabalho, promoveu na quarta-feira, 10, a formatura das 24 participantes do curso de assistente de operações portuárias – 14 de São João da Barra e 10 de Campos dos Goytacazes. O evento aconteceu no Hotel Açu, no Porto do Açu. A iniciativa é das empresas Porto do Açu Operações, Brasil Port e Dome, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF-SJB) e prefeituras de São João da Barra, por meio do SJB Qualifica, e de Campos dos Goytacazes.

O curso teve duração de dois meses e meio e as aulas teóricas foram realizadas no IFF-SJB, enquanto as práticas no Porto do Açu. Das 24 formandas (foram 25 selecionadas entre 1.700 inscritas, com uma desistência), nove ingressam de imediato no mercado de trabalho, sendo cinco na Porto do Açu Operações, duas na Dome e duas na Brasil Port. 15 ficarão com os currículos disponíveis na Rede de Empregabilidade do Porto para oportunidades em outras empresas

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, Joice Pedra, ressaltou o compromisso do governo municipal na transformação de vidas das pessoas por meio da educação e o comprometimento com a geração de trabalho e renda. “O setor portuário está evoluindo muito no Brasil e a presença feminina crescendo. É uma alegria ver em nosso município mulheres portuárias já atuando e muitas se qualificando para ingressar no mercado. Isso é desenvolvimento econômico local, por meio da diversidade e inclusão. A nossa gente ocupando espaços qualificados de trabalho e a vida mudando para melhor”, destacou.

Para Jaqueline dos Santos Dias, 44 anos, moradora de Atafona, a qualificação foi a realização de um sonho. “Foi uma surpresa ser selecionada, mas eu agarrei essa oportunidade e o curso me fez enxergar que a gente pode ser o que quiser, quando quiser”, declarou.

Também participaram da solenidade, representando a administração municipal o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcio Martins, e a superintendente de Trabalho e Renda, Gleide Gomes. O diretor de terminais e logísticas da Porto do Açu, João Braz, e a gerente de recursos humanos da empresa, Viviane Menine, a gerente de recursos humanos da Brasil Port, Karolina Ribeiro, o gerente financeiro da Dome, Thiago Duarte, e o diretor de extensão do IFF, Bruno Jardim também estiveram presentes, além da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Campos dos Goytacazes, Josiane Morumbi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *