Balão atinge linha de transmissão da Light em Sulacap
Concessionária reforça campanhas de conscientização para zerar esse tipo de prática criminosa
Um balão atingiu uma torre de linha de transmissão da Light, nesta última quinta-feira (05/06), próximo à Estrada do Catonho, em Sulacap. A ocorrência poderia ter provocado a interrupção do fornecimento de energia elétrica para 165 mil clientes, afetando também as regiões da Taquara e de Jacarepaguá.
A Light registrou uma queda de 50% nas ocorrências envolvendo balões na rede elétrica em 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio deste ano, foram duas ocorrências e 768 clientes afetados. No mesmo intervalo de 2024, foram quatro casos e quase 5 mil clientes impactados.
A redução reforça a importância das ações de conscientização promovidas pela concessionária, que tem investido em campanhas para alertar a população sobre os riscos dessa prática ilegal. Mesmo com os avanços, o alerta continua. Balões podem causar falta de energia, danos a equipamentos da rede e até incêndios, especialmente quando caem em áreas de vegetação. A prática é considerada crime ambiental e pode trazer sérias consequências à segurança da população e ao fornecimento de energia.
A Light lembra que qualquer pessoa pode denunciar solturas de balões pelos canais de atendimento da empresa ou diretamente ao Disque Denúncia. A colaboração da sociedade é fundamental para evitar novos casos.