Comissões da ALERJ debatem em audiência pública direitos dos estudantes de pós-graduação
As Comissões de Ciência/Tecnologia e a de Trabalho, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizam audiência pública conjunta nesta sexta-feira (29/08) para debater os direitos dos estudantes de pós-graduação. A reunião acontece às 14h30, na sala 1801, na sede do Parlamento fluminense.
“Essa audiência será um espaço democrático de escuta e de luta, onde vamos fortalecer a organização estudantil, cobrar das instituições e construir caminhos para garantir condições dignas de estudo, pesquisa e permanência. Em conjunto com a Comissão de Trabalho, vamos discutir a situação das bolsas, a necessidade de reajustes e também o direito previdenciário dos bolsistas. Pós-graduação não é privilégio, é direito”, defendeu a deputada Elika Takimoto (PT), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.
Já a presidente da Comissão de Trabalho, deputada Dani Balbi (PCdoB), disse que defender os direitos da juventude pesquisadora é investir no futuro do Rio de Janeiro: “Por isso, temos atuado para garantir que a valorização da pós-graduação seja prioridade, com projetos de lei que estabelecem o reajuste anual das bolsas da Faperj, a contribuição ao INSS e o direito a férias para bolsistas”.
Foram convidados para o debate os representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Brasileira de Ciências (ABC), e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).