Atriz Lucia Alves, a índia Potira de ‘Irmãos Coragem’, morre no Rio
Artista atuou por mais de 50 anos em TV, teatro e cinema e foi premiada no Festival de Brasília pelo filme ‘Bendito Fruto’. Carioca, Lucia tinha 76 anos e lutava contra um câncer no pâncreas.
Morreu nesta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro, a atriz Lucia Alves, aos 76 anos. A informação foi confirmada por parentes da artista, que passava por um tratamento contra um câncer no pâncreas desde 2022 e estava internada na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul.
Nascida no Rio em 4 de outubro de 1948, a carioca da Tijuca estreou na televisão em “Enquanto Houver Estrelas”, novela escrita e dirigida por Mário Brasini e exibida pela extinta TV Tupi em 1969. No mesmo ano, foi para TV Globo para viver a Geralda “Verão Vermelho”, de Dias Gomes.
Um de seus papéis marcantes foi a índia Potira de “Irmãos Coragem”. Entre tantas novelas de sucesso, brilhou também em minisséries.
“Veio escrito ‘Jeromo’ no texto, um erro. Mas eu li e comecei a chamar o Jerônimo de Jeromo. E o Daniel Filho disse para mim rindo: ‘Isso é um erro”. Aí, eu disse: ‘É que eu achei bom Jeromo, achei bonitinho’, e mantive o Jeromo. E as pessoas adoraram.”
A cena da morte de Potira marcou a vida da atriz: “Se eu vou dar uma espiada lá na morte da Potira eu me emociono, acredita?”, contou.
Lucia era conhecida por sua versatilidade, atuando em novelas, minisséries e seriados, além de participações em especiais e humorísticos.
Também fez uma carreira no teatro e no cinema, onde ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília em 2004, pela atuação no filme “Bendido Fruto”, de Sérgio Goldenberg.
G1