Artista argentino é atacado nas redes após Eduardo Bolsonaro compartilhar foto fora de contexto; vídeo

O artista argentino Flavio Mendonza começou a ser atacado nas redes sociais depois de ter uma foto com o filho, no encerramento de um espetáculo teatral, compartilhada fora de contexto pelo ativista conservador americano Charlie Kirk, nesta terça-feira. No dia seguinte, o deputado federal Eduardo Bolsonaro fez coro à ele. Ondas de mensagens de ódio e de denúncias nas redes começaram a ser direcionadas para Mendonza, que chegou a ter sua conta no Instagram bloqueada.

Na foto compartilhada nas redes, uma criança aparece ao lado do artista, que direciona o seu microfone para a boca dela. Nos ataques que a tiraram de contexto, pela proximidade do microfone com as partes íntimas de Mendonza, insinuava-se que havia, ali, uma conotação sexual. Pai e filho estavam no final do espetáculo teatral “Stravaganza”, criado pelo artista há 10 anos e reencenado agora em 2023, e ele estava ajudando o menino a cantar uma música.

“Arquive esta foto junto com as coisas que fazem você apoiar a pena de morte”, publicou Kirk. Horas depois, ele viu o vídeo completo e fez uma retratação. “A foto é de um casal gay argentino (artistas) e seu filho, e parece um ângulo ruim. O menino estava nervoso por estar na frente de uma multidão e não largava a perna do homem, então baixou o microfone na cara do menino. Deixo para dar contexto”, escreveu ele, sem apagar a publicação anterior, com referência à pena de morte.

“Em uma imagem o resumo da decadência do ocidente. Nos EUA é cada vez mais comum crianças em ‘show drag queen’ como este”, compartilhou Bolsonaro, nesta quarta-feira, depois que Kirk já havia se retratado. O espetáculo, no entanto, diferente do que escreveu o deputado, foi em Buenos Aires, na Argentina, e em seus materiais de divulgação, não faz referência nenhuma a “drag queen”. “Stravaganza” combina “todas as disciplinas do teatro moderno: dança, acrobacia, canto, atuação e humor”, conforme consta em seu site oficial.

Depois de começar a sofrer os ataques, Mendonza foi às redes para explicar a situação e pedir ajuda. “Alguém carregou uma foto minha e do meu filho de um ângulo horrível de forma maliciosa e meu Instagram foi bloqueado. Por favor denuncie qualquer foto ou pessoa por trás disso. Obrigado”, escreveu, ainda na terça-feira.

“Eu não entendo por que há tantas pessoas atrás de um teclado causando um dano tão miserável em suas vidas, debatendo sem saber nada, só para ver se alguém responde. Que triste realidade”, desabafou o artista, também naquele dia.

“É muito complicado ser um gay que conseguiu ser pai e uma carreira de sucesso? Parece que sim, mas essa é uma luta que eles não vão ganhar”, concluiu o artista. Até o momento, na tarde desta quinta-feira, o perfil de Mendonza no Instagram segue bloqueado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *