Areal recebe “Distrito Bossa Nova” com shows gratuitos de Leila Pinheiro, Márvio Ciribelli e artistas locais
A cidade de Areal vai respirar música, cultura e tradição nos dias 14 e 15 de junho com a chegada do projeto Distrito Bossa Nova, que promete movimentar o município com shows gratuitos, gastronomia, exposição fotográfica, área kids, cervejas artesanais e muito mais. O evento acontece no Parque Natural Municipal Odette de Lima Soares (Parque Julioca) e contará com atrações para toda a família, valorizando tanto grandes nomes da música nacional quanto artistas e grupos culturais locais.
Entre os destaques da programação estão Leila Pinheiro, Márvio Ciribelli, Jimmy Santa Cruz e Rosana Sabença, além da participação da Camerata de Violões Arealense, da Orquestra de Cordas de Areal, da Escola de Dança Nasta Abdu, de grupos de capoeira e outras expressões culturais da cidade.
O evento é uma realização da Prefeitura de Areal, por meio das secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com produção da Contato Eventos e Invictus Service, e conta com o patrocínio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio do programa Integra Rio.
Distrito Bossa Nova
O projeto Distrito Bossa Nova nasceu no Rio de Janeiro com o objetivo de resgatar e oferecer ao público dos locais onde se apresenta e aos turistas o melhor da cultura brasileira, como acontece em outras capitais do mundo, a exemplo dos shows de Tango na Argentina. A primeira edição do Distrito Bossa Nova aconteceu no Rio de Janeiro, em 2014, durante a Copa do Mundo, quando nos seus eventos reuniram um público estimado em 10 mil pessoas.
Além de resgatar o gênero musical que fez com que os talentos da música do Brasil fossem reconhecidos internacionalmente, os eventos, patrocinados sempre pela Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana e Programa Integra Rio, também fomentam a economia, o turismo cultural e, principalmente, criam um novo mercado para manutenção e renovação desse gênero musical.
“A nossa secretaria segue na missão de promover a integração entre os municípios do todo o estado por meio do programa Integra Rio, patrocinando projetos como o Distrito Bossa Nova, que integram a população à arte, à cultura e ao conhecimento”, afirma o secretário Especial de Integração Metropolitana do Rio, Luis Santos.
Programação
A programação começa às 12h, tanto no sábado quanto no domingo, com a abertura da área de alimentação, espaço kids e cervejas artesanais.
Sábado (14/06)
- 17h – Camerata de Violões Arealense – “Oito anos de história”
- 19h – Rosana Sabença – Turnê Sabença Plural
- 21h – Leila Pinheiro Trio – Clássicos da Bossa Nova e sucessos da carreira
Domingo (15/06)
- 17h – “O Encontro” – Orquestra de Cordas e Camerata de Violões Arealense
- 19h – Jimmy Santa Cruz Quarteto Show – Rio Samba Bossa
- 21h – Márvio Ciribelli – Homenagem a Sérgio Mendes
Além dos shows, o público poderá prestigiar apresentações de dança de salão, capoeira e o espetáculo “Bossa Nova: Entre sons e sentimentos”, da Escola de Dança Nasta Abdu, que celebra por meio da arte da dança a elegância e emoção do gênero musical eternizado por nomes como Tom Jobim, Elis Regina e João Gilberto.
“Receber o Distrito Bossa Nova em Areal é muito mais do que sediar um evento, é celebrar a nossa vocação cultural, fortalecer o turismo e movimentar a economia local com responsabilidade e sensibilidade. Estamos muito felizes em ver nossa cidade se tornando palco de grandes artistas, de encontro das famílias e de novas oportunidades para nossos empreendedores. Minha expectativa é que esse seja apenas o início de um novo ciclo de eventos que colocam Areal no mapa dos grandes festivais do Estado do Rio de Janeiro,” afirma o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes.
Um resgate da cultura brasileira
Criado em 2014 durante a Copa do Mundo no Rio de Janeiro, o projeto Distrito Bossa Nova tem como objetivo valorizar a cultura brasileira e aproximar a população da música que projetou o Brasil para o mundo. O circuito passou por Niterói neste ano e agora chega a Areal, com expectativa de seguir por outras cidades fluminenses.
“Em 2025, o Distrito Bossa Nova está ganhando a estrada. Já passamos com muito sucesso por Niterói e, agora em junho, vamos levar shows de grandes artistas para Areal. Tenho certeza de que o sucesso irá se repetir. Para os próximos meses, já estão programadas nossa passagem por outras cidades fluminenses. Esse circuito é de grande importância para manter viva a cultura brasileira através desse gênero musical que, sem dúvida, é um dos mais importantes da música brasileira, tanto que é reconhecido internacionalmente e tem como uma de suas composições, Garota de Ipanema, entre as músicas mais executadas e famosas do mundo”, afirma Monique Santos, diretora da Contato Eventos e produtora do Distrito Bossa Nova.