Aqua Nave da BRK atrai centenas de visitantes na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Macaé

Utilizando recurso da realidade virtual, concessionária está levando conhecimento sobre saneamento para a 20ª SNCT, realizada na Cidade Universitária de Macaé-RJ

O primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) marcou o sucesso do projeto Aqua Nave, realizado pela BRK em parceria com a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que promovem o evento na Cidade Universitária. Somente nesta terça-feira (17) mais de 300 visitantes puderam saber mais sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente em uma vigem diferente, que utiliza a realidade virtual para tratar os temas de forma interativa e lúdica.

A experiência inovadora de aprendizado sobre os benefícios do saneamento básico e sobre a prática de atitudes sustentáveis para a preservação da natureza empolgou o público, desde a infância até a idade adulta. Todos eles tiveram a oportunidade de aprender sobre temas como a importância de cuidarmos da água, o papel fundamental do tratamento de esgoto no ciclo do saneamento do saneamento e sobre como todos podemos colaborar.

Eles embarcaram na nave da BRK, onde utilizam os óculos de realidade virtual, iniciando um voo por um rio, se deparando com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos, além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

– Acabei de participar do projeto Aqua Nave e achei muito interessante e relevante para a promoção da saúde. Utilizar como método a realidade virtual faz com que o aprendizado seja ainda mais didático para despertamos para a importância de atitudes conscientes – disse Adrielly Santos de Souza.

Para a secretária de Educação, Leandra Lopes, utilizar recursos tecnológicos aliados à educação, como acontece no projeto Aquanave, é um reforço para o aprendizado: “A importância dos recursos tecnológicos, principalmente neste trabalho junto às unidades escolares, faz com que os alunos possam ter mais interação e se interessem mais pelas propostas feitas pela escola, seja ela pedagógica, seja ela ambiental. E a BRK se mostra uma grande parceira levando, não só a tecnologia para a SNCT, mas a visão de sustentabilidade e de cuidado, que acho que é a grande ação que a concessionária tem feito junto com a Secretaria de Educação, com todos os recursos de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente unindo tecnologia e aprendizado”, pontuou.

A arte como aliada

Além dos recursos tecnológicos que fazem parte do projeto, a arte também é uma aliada na proposta do Aqua Nave da BRK. Por isso, uma ação especial também acontecerá nesta quarta-feira (18), a partir das 18h30, quando a nave aterrissa para uma viagem pelo mundo do cinema. Em uma sessão gratuita para 100 pessoas, será apresentado o filme “Alice dos Anjos”, uma livre e divertida adaptação de “Alice no País das Maravilhas” que se passa no sertão nordestino e combina diferentes figuras e temas do imaginário brasileiro à clássica história.

– O lúdico e as tecnologias também podem e devem ser utilizados como recurso para informar e sensibilizar a respeito de questões que são de extrema importância, como a preservação do meio ambiente. E com o projeto Aqua Nave, a BRK possibilita que os participantes despertem seu senso de responsabilidade e contribuam na busca pelas soluções que são importantes para a qualidade de vida de todos nós – finaliza Ricardo Santiago, diretor da BRK Macaé.

A 20ª SNCT segue acontecendo até amanhã (19), quando a Aqua Nave se despede da cidade e segue viajando pelo Brasil. A Cidade Universitária fica na Avenida Aluizio da Silva Gomes, 856-1024, no Bairro da Glória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *