Após semana de tiroteio, Bope e helicóptero da PM patrulham no Complexo da Maré
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte, relataram momentos de tensão, neste sábado (15), após dias consecutivos de tiroteio na região, com a presença de agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM). De acordo com a Polícia Militar, as equipes realizam patrulhamento nos entornos da comunidade.
O policiamento na região está reforçado na região desde terça-feira (11), quando uma operação da PM terminou com 24 presos e cinco mortos, incluindo o sargento Jorge Galdino Cruz, de 32 anos. O policial Rafael Wolfgramm Dias, que também foi baleado, segue internado em estado grave no Hospital Federal de Bonsucesso.
Na sexta-feira (14), mais de 40 escolas ficaram fechadas por conta do clima tenso na região e, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), os alunos tiveram aulas remotas. Já a Secretaria de Saúde informou que o Centro Municipal de Saúde Vila do João e a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva mantiveram o atendimento à população, mas as atividades externas, como visitas domiciliares, estão suspensas.
Nesta quinta-feira (13), um vídeo mostrando traficantes armados, que seriam integrantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP), viralizou nas redes sociais. Os criminosos seriam da comunidade Baixa do Sapateiro e estariam pedindo para que traficantes rivais, do Comando Vermelho (CV), não entrassem em confronto com eles durante a presença de policiais no complexo. No mesmo dia, houve registro de tiroteio na região.