Alunos da rede pública de ensino de Maricá participam de exposição sobre o Dia Mundial da Água
Mostra gratuita ficará disponível até domingo (26/03) em um caminhão itinerante com diversos recursos tecnológicos, no Centro
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a companhia Águas do Rio, levou nesta quinta-feira (23/03) alunos do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura para conhecer a exposição itinerante “Olho D’ água”, Artes Líquidas” em comemoração ao Dia Mundial da Água, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exposição tem como objetivo gerar discussões e pensamentos mais críticos em relação ao uso da água e estimular a sustentabilidade de forma lúdica e interativa.
A exposição acontece em um caminhão itinerante repleto de recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, proporcionando uma experiência visual e sensorial para o público. Nesta quinta-feira (23/03) e na sexta-feira (24/03), as atividades são reservadas para alunos do município, já no fim de semana (dias 25 e 26/03) as atividades serão abertas ao público de 14h às 18h, e a partir das 18h30 será realizada a “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões.
A gerente de projetos da Secretaria de Educação, Fernanda Crocamo, ressaltou a importância da exposição. “Estamos na semana do dia mundial da água promovendo diversas atividades para os alunos do município, isso é muito importante para a educação e crescimento deles. Vamos mostrar para os nossos alunos e comunidade a importância da valorização da água”, falou.
O evento contou com a presença dos alunos da contrapartida social do Passaporte Universitário A expectativa é que os alunos estejam integrados com as atividades e auxiliando na ação.
O produtor local do projeto, Gabriel Costa, comentou sobre as atividades da exposição. “É uma exposição lúdica que traz tecnologia e conhecimento para falar a respeito da água, um recurso natural de extrema importância. Temos os óculos de realidade virtual com vídeo idealizado especialmente para o projeto sobre o ciclo da água, geração de energia, povos quilombolas e indígenas. Temos um jogo com perguntas e respostas para ajudar na fixação do conhecimento, e dentro do nosso caminhão tecnológico, temos obras interativas para falar sobre a proporção de água no mundo e também invenções relacionadas”, disse.
Alunos e professores aprovaram a exposição
Professor de História do 7° ano do Campus de Educação Pública Transformadora Professora Zilca Lopes da Fontoura, Rogério Fernandes, falou sobre o interesse dos alunos pelas atividades externas e a importância das experiências. “Os alunos gostaram muito dessa ação e ficaram interessados nas atividades ao ar livre. Além disso, tudo aqui é muito dinâmico e isso contribui para o aprendizado e troca de experiências”, contou.
Aluna do 7° ano, Marcele Vitória, 12 anos, falou sobre a sua experiência usando pela primeira vez um óculos de realidade virtual. “Foi muito legal, a animação das águas. Muito divertido. Gostei demais de estar aqui hoje. Um aprendizado incrível para nós, alunos”, disse.