Alunos da rede municipal de Queimados participam de formatura do Proerd
Iniciativa é fruto de cooperação entre Polícia Militar, Escola e Família. 468 estudantes firmaram compromisso público contra as drogas
Mais de 450 alunos da rede municipal de Educação de Queimados declararam em uma só voz: “Não às drogas”, na manhã desta quinta-feira (28/11). O encerramento dessa importante etapa na formação educacional e cívica foi celebrado em uma cerimônia no Ginásio Metodista, no bairro Pacaembu, com a presença de um grande público formado por pais e responsáveis. Orgulhosos, os estudantes receberam seus certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Durante 10 semanas, policiais ministraram orientações semanais sobre prevenção ao uso de drogas e à violência. Os estudantes utilizaram uma cartilha elaborada pela Polícia Militar em parceria com a SEMED, que tem como missão conscientizá-los e incentivá-los a permanecerem longe das drogas e da violência.
Participaram desta etapa alunos das seguintes escolas municipais: José de Anchieta, Professor Gilvanei Pereira da Fonseca, Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, Santo Expedito, Doutor Cledon Cavalcanti, Metodista, Allan Kardec e Professora Diva Teixeira Martins.
A partir de agora, esses alunos serão multiplicadores das informações adquiridas durante o curso. “Vocês, alunos, nos ajudarão a propagar essa mensagem a cada amigo e também aos colegas de escola. Serão agentes de transformação para o bem, e só assim teremos uma sociedade mais justa, igualitária e livre da violência e das drogas”, destacou o subtenente Érico, que representou a Coordenação Estadual do Proerd.
O secretário municipal de Educação, André Monsores, enfatizou a relevância da união entre família e escola: “Essa parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Queimados é muito importante. Mas, além do trabalho institucional, a conexão entre família e escola é a engrenagem que impulsiona a educação municipal. Acredito que só assim, unidos, falando e pensando as mesmas coisas, conseguimos manter nossas crianças e jovens longe das drogas”, afirmou.
O Proerd, criado nos Estados Unidos em 1983, já foi implementado em mais de 50 países. O projeto é direcionado aos alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede pública e tem duração de aproximadamente quatro meses.
Além do secretário municipal de Educação André Monsores, estiveram presentes no evento o coordenador do Programa Segurança Presente de Queimados, capitão Souza, o tenente Silva e o subtenente Érico, ambos da Polícia Militar.