3 de novembro de 2025
AlerjNotíciasPolítica

ALERJ realiza nova campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio

A expectativa é de se alcançar uma quantidade de sangue suficiente para auxiliar 560 pessoas.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o Hemorio realizam nesta terça-feira (04/11), das 10h às 15h, campanha de doação de sangue, com a mobilização dos servidores da Casa e da população em geral. A coleta, incentivada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), será realizada na galeria do plenário da Alerj, no térreo do prédio localizado na Rua da Ajuda, nº 5, no Centro do Rio. A meta é conseguir uma quantidade suficiente para auxiliar cerca de 560 pessoas. Cada bolsa de sangue tem capacidade de armazenar 450 ml, o suficiente para salvar cerca de quatro vidas.

O atendimento terá quatro cadeiras de doação disponibilizadas pelo Hemorio, com suporte do Departamento Médico da Alerj. “Essa é mais uma importante ação da Alerj voltada à população. Destaco também a parceria com o Hemorio, que realiza um fundamental trabalho na captação de sangue para as pessoas que mais necessitam. Convoco a todos que possam participar dessa campanha de solidariedade que compareçam à Alerj e façam a sua doação”, disse Bacellar.

O diretor do Departamento Médico da Casa, Renan Torres, enfatizou a importância das doações para pacientes com câncer, traumas, anemia ou cirurgias e lembrou que nos anos anteriores o Parlamento fluminense conseguiu atingir a meta de coleta de 140 bolsas. Além disso, Torres frisou que é vital ter de 1,5% a 3% de pessoas como doadores regulares, segundo a OMS. No Brasil, apenas 1,8% da população contribui regularmente.

Para realizar a doação não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Homens podem doar até quatro vezes por ano, enquanto mulheres apenas três. É importante destacar também que a doação não oferece risco de contaminação, já que o material usado é descartável.

Quem pode doar

Existem regras para a doação de sangue e, para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. No ato da candidatura, também é preciso portar um documento de identidade oficial com foto. Em caso de menores de idade, os jovens de 16 e 17 anos deverão apresentar autorização e identidade dos pais ou responsáveis legais – o documento pode ser baixado no site do Hemorio. Mulheres grávidas, lactantes, usuários de drogas, pessoas que tenham tido ou sido expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas, não podem doar sangue.

Voluntários que fizeram tatuagens e piercings só podem doar depois de seis meses dos procedimentos. Em caso de infecção causada pela covid-19, o candidato fica habilitado após 10 dias do desaparecimento dos sintomas, e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *