Alerj realiza campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Emergências, cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas frequentemente necessitam de transfusão sanguínea. Em parceria com o Hemorio, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio do seu Departamento Médico, realiza na próxima terça-feira (11/06) a campanha anual ‘Doe Sangue”, das 10h às 15h, no saguão da galeria do plenário. Além dos servidores, a campanha está aberta à participação da população – cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Além de conscientizar sobre a importância da doação, a Alerj quer ajudar a aumentar os estoques de sangue no Hemorio. ‘Compreendemos que a doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. A parceria entre a Assembleia e o Hemorio tem o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância dessa ação que, muitas vezes, pode salvar vidas. Esta campanha é uma forma de unir forças entre nossos servidores, a sociedade e as instituições, trabalhando juntos para fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou Renan Torres, subdiretor médico da Alerj.

No Brasil, aproximadamente 1,4% da população participa ativamente da doação de sangue, o que corresponde a 14 doadores por mil habitantes. Este número está dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, que sugere que entre 1% a 3% da população de cada país seja doadora.

 

O que é preciso para doar

– Apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Após o cadastro ocorre a triagem clínica de saúde da pessoa que vai doar;

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);

– Pesar no mínimo 50kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *