ALERJ é finalista da 6ª edição do Prémio Assembleia Cidadã 2025
A Sala Lilás, criada pela Assembleia na gestão do deputado Rodrigo Bacellar para acolher mulheres vítimas de violência doméstica, concorre na categoria Atendimento ao Cidadão. E a série documental Memórias do Parlamento, da TV Alerj, disputa na categoria Reportagem Legislativa.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está entre os finalistas da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), concorrendo com dois projetos reconhecidos pela inovação, impacto social e relevância pública: a Sala Lilás, implementada na atual gestão, disputa na categoria Atendimento ao Cidadão, e a série documental Memórias do Parlamento, da TV Alerj, na categoria Reportagem Legislativa. Os vencedores serão anunciados na 28ª Conferência Nacional da Unale, que acontece de 3 a 5 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS).
A edição deste ano recebeu quase 70 iniciativas de assembleias de todo o país, avaliadas por uma comissão técnica composta por representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), ILB/Senado Federal, UPM e especialistas em inovação política e comunicação pública.
Reconhecimento ao trabalho da Alerj
O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União) celebrou a presença da Casa entre as finalistas. “A Alerj vive um momento de modernização e fortalecimento institucional. Ver nossos projetos entre os melhores do Brasil mostra que estamos no caminho certo, trabalhando com seriedade, responsabilidade social e compromisso com o cidadão fluminense. Tanto a Sala Lilás quanto a série Memórias do Parlamento simbolizam um Legislativo vivo, atuante e profundamente conectado às demandas da sociedade”, comentou.
A presidente da Unale, deputada Tia Ju (Rep), também destacou a relevância da conquista: “A Alerj chega à etapa final com duas iniciativas transformadoras. A Sala Lilás salva vidas e a série Memórias do Parlamento valoriza a história e a transparência. É um orgulho ver o Rio de Janeiro entre os destaques nacionais, mostrando que boas práticas legislativas podem inspirar assembleias de todo o país”.
Sala Lilás: atendimento humanizado e proteção às mulheres
Finalista na categoria Atendimento ao Cidadão, a Sala Lilás é administrada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, e oferece acolhimento especializado para mulheres vítimas de violência. O espaço funciona com atendimento multiprofissional, orientação jurídica, apoio psicológico e articulação com a rede de proteção do estado. O público também pode acionar o SOS Mulher (0800-282-0119), canal de denúncias e orientações.
Memórias do Parlamento: resgate histórico e transparência
Memórias do Parlamento, da TV Alerj, é uma série documental que preserva, registra e difunde a história institucional do Legislativo fluminense, fortalecendo a transparência e aproximando a sociedade dos processos legislativos. O diretor da TV Alerj, Luciano Silva, destacou a importância do reconhecimento. “Esse é um trabalho de memória e cidadania. Ser finalista é o reconhecimento de que comunicação pública também é um serviço essencial para o fortalecimento da democracia”, disse.
O Prêmio Assembleia Cidadã
O Prêmio Assembleia Cidadã reconhece e divulga iniciativas inovadoras que aproximam o Poder Legislativo da população, valorizam boas práticas de gestão e ampliam a eficiência dos serviços prestados à comunidade. A votação final combinará a nota técnica da comissão avaliadora (peso 7) com a votação dos conferencistas (peso 3), contabilizada por sistema digital.

