26 de agosto de 2025
NotíciasNotícias 24hsTeresópolis

Águas da Imperatriz intensifica operações de abastecimento para garantir fornecimento de água em Teresópolis durante período de seca

Águas da Imperatriz vem intensificando as operações entre os sistemas de abastecimento para garantir um fornecimento de água equilibrado e regular para toda a cidade durante o período de seca severa que afeta todo o país. Os mapas de previsão indicam que praticamente todo o Brasil enfrenta condições de seca severa e ainda sem previsão de chuvas para os próximos 30 dias.

A falta de chuvas impacta diretamente a oferta de água nos mananciais onde a concessionária capta água para realizar o tratamento e a distribuição à população. Além disso, as temperaturas acima da média para o período promovem um maior consumo de água.

Apesar dos sistemas robustos da concessionária, que asseguram a distribuição plena de água para a cidade, a Águas da Imperatriz orienta a população a fazer uso consciente do recurso. A recomendação é que a água seja utilizada de forma responsável para tarefas essenciais do dia a dia, como higiene pessoal e alimentação. Limpezas pesadas, como lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins, são atividades não urgentes e que, se evitadas, colaboram para manter o abastecimento equilibrado.

Águas da Imperatriz conta com um plano estratégico para enfrentar o período de seca, incluindo frotas extras de caminhões-pipa para atender as regiões mais afetadas. Além disso, foram instaladas válvulas nas pontas das redes de abastecimento para permitir um abastecimento alternativo de forma mais ágil. A concessionária também opera um Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora o sistema 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que os especialistas atuem rapidamente para garantir o fornecimento contínuo.

A concessionária está investindo em estudos e equipamentos que otimizem as operações entre os sistemas, assegurando que o abastecimento de água em Teresópolis se mantenha seguro e eficiente, evitando desabastecimentos por conta da estiagem também nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *