27 de agosto de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-CidadeRio-Prefeitura

Subprefeitura do Centro detalha intervenções na Uruguaiana

A partir da decisão da Prefeitura do Rio em coibir pontos de comércio irregular e a ocupação ilegal da área pública na região da Uruguaiana, a Subprefeitura do Centro coordena, desde quinta-feira (07/03), o trabalho de alguns órgãos municipais que estão responsáveis por realizar uma série de intervenções na região.

“Nós queremos devolver o espaço público para o povo, de forma que todos possam transitar com tranquilidade e segurança. A quantidade de ambulantes que ocupa irregularmente aquele espaço impacta negativamente o comércio legal e torna o ambiente inacessível para transeuntes”, afirma o Subprefeito do Centro, Alberto Szafran.

As intervenções são:

Secretaria de Conservação

A Secretaria Municipal de Conservação planeja realizar intervenções, a partir desta quinta-feira (07/03), para facilitar a mudança de fluxo na região da Uruguaiana. Essas intervenções são planejadas para durar 15 dias e incluem:

– Ampliação da calçada central da rua Uruguaiana até a rua da Carioca
– Realinhamento de todo o pavimento paralelo
– Recuperação do calçamento central da rua Uruguaiana em toda a sua extensão
– Aplicação de pavimentação asfáltica nos trechos de cruzamento (Rua Uruguaiana com a rua Buenos Aires)
– Implantação de balizadores na rua Uruguaiana (no entroncamento com a rua do Rosário)
– Ampliação da calçada em frente à Igreja de São Benedito
– Asfalto Liso no trecho da rua Uruguaiana entre a rua Buenos Aires e Avenida Presidente Vargas
– Implantação de pavimento em pedras portuguesas no canteiro central da Avenida Presidente Vargas (cruzamento com a rua Uruguaiana)
– Recuperação do guarda-corpo no cruzamento da rua Uruguaiana com a Avenida Presidente Vargas

Cet-Rio

A CET-Rio vai coordenar as mudanças no tráfego. Conforme anunciado pelo Prefeito Eduardo Paes na última quarta-feira (06/03), após o término das intervenções de responsabilidade da Secretaria Municipal de Conservação, os veículos que circulam pela Av. Rio Branco terão permissão para virar à direita na Rua da Assembleia e acessar a Rua Uruguaiana. Além disso, a Rua da Assembleia operará em mão dupla nesse trecho, facilitando a conexão com a Avenida Presidente Vargas. Outras modificações também estão programadas.

São elas:

– Aplicação de sinalização viária horizontal nos cruzamentos semaforizados na extensão da Rua Uruguaiana (entre a Rua da Carioca e a Avenida Presidente Vargas)
– Instalação de sinalização gráfica vertical na extensão da Rua Uruguaiana (entre a Rua da Carioca e a Avenida Presidente Vargas)
– Regulamentação do estacionamento para motos na Rua Uruguaiana (trecho entre a Rua Buenos Aires e Rua da Alfândega – lado esquerdo sentido ao fluxo)
– Repintura da ciclofaixa na Rua Uruguaiana (entre a Rua da Alfândega e a Avenida Presidente Vargas).

Secretaria de Ordem Pública (SEOP)

A Secretaria de Ordem Pública, juntamente às forças policiais, vai iniciar no próximo dia 25 de março (segunda-feira), uma ação de ocupação da Uruguaiana para impedir a instalação de ambulantes irregulares e a ocupação ilegal de área pública, além de outras irregularidades, especialmente naquela região onde sabe-se que parte do material comercializado é oriundo de roubos e furtos.

“Nós temos aqui na Secretaria de Ordem Pública relatórios de inteligência realizados por nossas equipes dando conta de que na Uruguaiana existe um comércio ilegal, de mercadorias ilegais provenientes de furtos, provenientes de roubos, especialmente aparelhos de telefone celular. E com base nessas informações nós estamos nos reunindo com as forças policiais justamente para que a gente finalize essa etapa de planejamento operacional com vistas à ocupação preventiva da região, nos moldes do que já temos feito no calçadão de Campo Grande e também em Acari. Então a gente já tem esse planejamento operacional de certa forma acelerado para que a gente possa nas próximas duas semanas implementar de forma efetiva e sustentável essa ocupação preventiva da Uruguaiana com foco no ordenamento urbano, com foco no combate à receptação de mercadorias”, destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *