Yamal, joia do Barcelona de 16 anos, pode se tornar o mais jovem a jogar pela Espanha
O jogador mais jovem a estrear como titular pelo Barcelona, Lamine Yamal, agora é jogador da seleção principal da Espanha. Na manhã desta sexta-feira, o treinador Luis de la Fuente realizou a convocação para os amistosos deste mês, contra Georgia e Chipre, nas eliminatórias para a Euro de 2024, e o nome do atacante estava na lista. Se entrar em campo, nos próximos dia 8 ou 12, ele se tornará o atleta mais jovem a vestir a camisa da Espanha, aos 16 anos e 57 ou 61 dias.
Quem detém o título é Gavi, que teve sua primeira atuação na seleção principal em 2021. Em uma partida da Liga das Nações, aos 17 anos e 62 dias, ele quebrou um recorde que estava em vigor há 85 anos. Antes dele, Àngel Zubieta era o detentor do título, estreando com 17 anos e 284 dias. Ansu Fati, outra joia revelada pelo Barcelona e que agora tem como destino o Brighton, pode perder seu lugar do posto dos mais novos: ele entrou em campo pela primeira vez pela Roja em setembro de 2020, aos 17 anos e 308 dias.
A convocação, no entanto, foi uma surpresa por duas razões: tanto pela idade do jogador, quanto pela escolha do treinador. De ascendência marroquina, Yamal já havia jogado pelas equipes de base da Espanha, mas como ainda não atuou pela seleção principal, ainda poderia ser convocado por Marrocos. Após divulgar a lista, o técnico Walid Regragui foi questionado sobre a ausência do jogador. “O essencial é que ele, e seu pai, são marroquinos. Não tem necessidade de pressioná-lo a tomar decisões”, afirmou, indicando a vontade de contar com o jogador no futuro. A convocação de De la Fuente, no entanto, pode colocar fim aos sonhos dos Leões do Atlas.
- Goleiros: Unai Simón, Kepa, David Raya
- Defensores: Carvajal, David García, Balde, Azpilicueta, Pau Torrer, Gayà, Le Normand, Laporte
- Meio-campistas: Rodrigo, Merino, Gavi, Álex Baena, Zubimendi, Fabián
- Atacantes: Morata, Olmo, Williams Jr., Joselu, Abel Ruiz, Asensio, Yamal