Governo do Rio promove festa junina no Hotel Acolhedor
O programa Hotel Acolhedor aproveitou a noite desta quarta-feira, 28, para comemorar o tradicional festejo brasileiro: a festa junina. Na companhia de 110 acolhidos, a equipe montou uma decoração especial, com comidas típicas, música e muita diversão. Até a peça de teatro, Auto do Bumba Meu Boi, foi apresentada aos usuários do Hotel.
A coordenadora do programa e também da festança, Hosana Lima, contou como surgiu a ideia de fazer esse evento.
“A festa junina é uma festa típica, então a gente já iria fazer de qualquer jeito. Mas esse ano eu queria fazer bem mais do que uma mesa com comida e música. Queria juntar a cultura e a comemoração. Por isso resolvi chamar a peça de teatro para falar sobre como surgiu essa tradição da festa junina”
O grupo teatral, Fábrica de Cultura, divertiu a todos com o enredo escolhido. O objetivo era trazer uma atividade de interação e inspiração para os frequentadores, que deu super certo.
“Venho no Hotel já faz um tempo, e me diverti muito hoje com essa peça. Acho importante ter mais atividades assim”, disse Michael Maycon, de 28 anos.
Todo mês os dois Hotéis trabalham com uma temática, para trazer mais alegria e conhecimento para esse grupo tão vulnerável.
Sobre o Hotel Acolhedor
O Hotel Acolhedor, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi idealizado para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente em duas unidades, uma no Centro e outra no Catete, tem a capacidade ao todo de 300 leitos. O Hotel oferece um banho quente, duas refeições, uma à noite e outra pela manhã, além de um leito e kit de higiene básico. A entrada é a partir das 19h e a saída às 7h. O programa também oferece assistência documental e orientação para ingressar no mercado de trabalho.