25 de agosto de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Horta em prisão de Portugal gera alimentos para famílias carentes da região

Combater a pobreza e a exclusão social enquanto contribui para a capacitação profissional dos detentos. Esses são alguns dos objetivos de um projeto de hortas verticais recém-inaugurado no estabelecimento prisional de Torres Novas, no Centro de Portugal.

A iniciativa é composta por 40 torres modulares especiais, com até 3 metros de altura cada uma, com possibilidade de cultivos de legumes e verduras diversos. Parte do material colhido nas hortas servirá para consumo na própria prisão, enquanto o restante da produção será distribuído gratuitamente para cerca de 100 famílias carentes da região.

Além de contribuir para a segurança alimentar, com o acesso a alimentos frescos e saudáveis, o projeto também irá capacitar 41 reclusos em fase final do cumprimento de pena, que receberão uma certificação em técnicas de agricultura sustentável.

Nessa técnica, as plantas são suspensas e alimentadas com uma solução mineral, composta por água misturada com nutrientes naturais. De acordo com os responsáveis, o cultivo nas torres garante uma economia de 95% no uso de água e de 90% em espaço, em comparação com a agricultura tradicional.

Os reclusos que concluírem a participação no programa receberão uma formação certificada pelo Centro Protocolar da Justiça em “Modos de Produção Agrícola e Agricultura Sustentável”, complementada por três módulos em “Agricultura Vertical”, “Permacultura” e “Compostagem”.

Batizado como “Horticultura Vertical, Solidariedade Horizontal”, o programa é liderado pela organização sem fins lucrativos portuguesa Abundant Quotidian Associação (Upfarming), especializada em soluções agrícolas para ambientes urbanos.

Segundo o projeto, o trabalho na prisão tem como ponto de partida “a premissa de que o acesso à alimentação adequada é um direito humano fundamental básico, ligado intrinsecamente à dignidade humana e à inclusão social”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *