Lula convida Papa Francisco para visitar o Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o Papa Francisco na manhã desta quarta-feira. O presidente agradeceu a atuação do papa pela paz na Ucrânia e pelo combate à pobreza, de acordo com nota do Palácio do Planalto.
“O presidente falou do esforço de retomar no Brasil o combate à pobreza e à fome, e convidou o Santo Padre para fazer uma visita ao país. O Papa Francisco ficou de analisar o convite e a possibilidade de uma visita papal”, afirma o governo.
Na conversa, Lula também agradeceu a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia, “contra as forças que atacam a floresta, e as menções e solidariedade do papa com o Brasil ao longo dos últimos anos”, de acordo com o Planalto.
A expectativa é que os dois tenham uma audiência no Vaticano em junho ou julho deste ano.
“Lula ainda relatou ao papa suas conversas com outras lideranças em busca da paz na Ucrânia, e lamentou a escalada do conflito na região. O papa aconselhou Lula que ele, pela autoridade conquistada ao longo de uma vida marcada pela coerência, tem autoridade para liderar” afirma nota do governo.
Conversei agora há pouco por telefone com o Papa Francisco. Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos. Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e…
— Lula (@LulaOficial) May 31, 2023
Esse é o primeiro contato entre os dois desde que Lula assumiu o Palácio do Planalto. Em 2020, após Lula deixar a prisão, o pontífice e o então ex-presidente se encontraram no Vaticano para uma reunião privada onde dicutiram sobre o combate à pobreza, pauta de peso para a agenda de Francisco e Lula.