Saúde de Itaboraí apresenta 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior de 2026
Documento reúne dados sobre os serviços de saúde, cumprimento de metas e investimentos realizados pelo município
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí apresentou, na última quinta-feira (29/10), na Câmara Municipal, o 2º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2026. O documento reúne informações sobre a produção dos serviços de saúde, a estrutura da rede assistencial, o acompanhamento das metas e a aplicação dos recursos públicos entre janeiro e agosto deste ano.
Elaborado pelo Departamento de Planejamento e Saúde Digital (DPSD), o relatório é um instrumento de transparência e avaliação das políticas públicas de saúde, contribuindo para o planejamento e o monitoramento dos serviços oferecidos à população.
Entre os destaques, a Atenção Primária à Saúde registrou 864.905 procedimentos e atendimentos entre janeiro e agosto, um crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período de 2025. Já a assistência ambulatorial de média e alta complexidade contabilizou mais de 1,9 milhão de procedimentos entre janeiro e julho, representando um aumento de 31,8%.
O monitoramento da Programação Anual de Saúde (PAS) também apresentou resultados. Das 241 metas previstas para 2026, 234 foram acompanhadas no segundo quadrimestre, correspondendo a 97% do total.
Na área financeira, o município aplicou R$ 60,3 milhões de recursos próprios em ações e serviços públicos de saúde no período, alcançando 17,58% das receitas consideradas para o cálculo, acima do mínimo constitucional de 15%. Até agosto, as despesas liquidadas na área somaram aproximadamente R$ 197 milhões.
A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, destacou a importância da prestação de contas e da transparência para a população.
“A apresentação do relatório é um momento importante de prestação de contas e transparência com a população. Por meio desses indicadores, conseguimos acompanhar os resultados, identificar os desafios e avaliar as ações desenvolvidas, contribuindo para um planejamento cada vez mais eficiente e para o aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos à população de Itaboraí”, destacou a secretária.
Previsto na Lei Complementar nº 141/2012, o RDQA integra o processo de prestação de contas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e permite o acompanhamento das ações, dos serviços e dos recursos destinados à saúde pública, fortalecendo a transparência da gestão municipal.

