STF forma maioria para manter Ibaneis Rocha afastado do cargo de governador

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira para manter a decisão que afastou do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias. O julgamento ocorre ao longo do dia no plenário virtual. Até o momento, já há seis votos para confirmar o afastamento.

A decisão foi tomada no domingo pelo ministro Alexandre de Moraes, que considerou que Ibaneis teve uma “conduta dolosamente omissiva” por permitir a realização de manifestações golpistas em Brasília. Nesta quarta, Moraes manteve seu voto, e já foi acompanhado até aqui pelos ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. Por enquanto, não há nenhum voto contrário.

Na mesma decisão, Moraes ainda determinou a “desocupação e dissolução total” em 24 horas dos acampamentos realizados nas imediações de unidades militares, a proibição de entrada no Distrito Federal de ônibus e caminhões com manifestantes e o bloqueio de 17 perfis em redes sociais, entre outros pontos.

No plenário virtual, cada ministro deposita o seu voto durante um determinado período de tempo. Neste julgamento, a sessão começou na madrugada desta quarta e vai até às 23h59. Os ministros ainda podem alterar seu voto até o fim do julgamento, mas isso é incomum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *