27 de agosto de 2025
Cabo FrioMunicípiosNotíciasRegião dos Lagos

Prefeitura de Cabo Frio apresenta prestação de contas das ações da Superintendência dos Direitos da Mulher

Ação será realizada no plenário da Câmara Municipal, nesta quinta (27), às 10h
A Prefeitura de Cabo Frio apresenta, nesta quinta-feira (27), a prestação de conta das ações da Superintendência dos Direitos da Mulher no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 10h. A tribuna livre será usada pela superintendente Tânia Lopes, que apresentará o trabalho desenvolvido pela pasta e a equipe técnica.
O uso do espaço tem como objetivo informar a Casa Legislativa das ações que têm sido desenvolvidas tanto pela Superintendência e pelos seus equipamentos, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Cabo Frio e de Tamoios, quanto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).
A superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes, enfatizou que o combate à violência contra a mulher é um compromisso da gestão municipal e de toda a sociedade cabo-friense.
“É fundamental informar sobre a política de enfrentamento violência contra mulher, como acontece o trâmite, quais são os desafios e os êxitos. É importante falar do caminho que é percorrido pela equipe, pela rede de atendimento da cidade até que a mulher consiga se libertar daquela situação de opressão e violência. É preciso mostrar a dimensão do que é atender mulheres num município como Cabo Frio e de ser um polo de referência, ou seja, que estendemos os atendimentos aos municípios do entorno como São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Arraial do Cabo”, destacou.
Entre as políticas públicas executadas pela superintendência estão o novo Ceam Rosa da Farinha, em Tamoios, inaugurado há um mês pelo prefeito José Bonifácio; a implantação do Grupo Reflexivo do Homem; e a criação do Grupamento Patrulha Maria da Penha, que é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Segurança.
Há ainda o Programa Empoderadas, implantado em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; o projeto permanente e itinerante “Ceam vai à Escola”; participação em fóruns itinerantes e demais encontros, como fóruns, rodas de conversa, seminários, entre outros, que debatem as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, além de outras ações que serão apresentadas pela superintendência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *