12 de março de 2026
BrasilEconomiaNotíciasPolítica

Simone Tebet defende planejamento de médio e longo prazo do atual Governo do Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu nesta quinta-feira (12/3) que os gestores públicos tenham coragem para levar a frente e efetivar o planejamento público de médio e longo prazo. Para a ministra, fazer planejamento de Estado representa um desafio imenso em um país imediatista como o Brasil.

Segundo ela, somente o planejamento bem estruturado é capaz de permitir o melhor uso e aplicação dos recursos públicos voltados às reais necessidades da população e a garantia dos investimentos necessários para o crescimento do país.

“A minha fala é apenas um pedido para vocês: eu sei que é difícil falar de planejamento, fazer planejamento em um país com tantos problemas imediatos ( …) A porta nunca vai estar aberta, mas temos que empurrar, temos que adentar, pelo bem do país. Que vocês possam ter coragem. Não desistam do nosso país. O país precisa muito de vocês. Ser servidor público é servir ao coletivo”.

A fala foi destaque na abertura oficial do 96º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). Na oportunidade, a ministra Tebet também anunciou que deixa o comando do Ministério do Planejamento e Orçamento no final deste mês de março. O encontro segue até esta sexta-feira (13/3), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Tebet enfatizou ainda a necessidade de servidores públicos comprometidos efetivamente em servir a população: “O legado que eu tenho, que eu trago para a minha vida é: quem tem poder é para servir. E não para se servir. E não para ser servido”. E acrescentou: “a política precisa da ética como condição primordial para fazermos e devolvermos para o povo aquilo que é a nossa obrigação.”

Na oportunidade, a ministra destacou também a compromisso que países desenvolvidos ou que possuem crescimento robusto, como Índia e China, possuem com o planejamento de médio e longo prazo: “Ele sabem onde querem chegar. Além disso, quando você planeja, você gasta menos”, ressaltou.

Trabalho desenvolvido

Durante a abertura do Conseplan, a ministra Simone Tebet defendeu ainda o trabalho desenvolvido nos últimos três anos pelo Ministério do Planejamento e Orçamento no sentido da reconstrução do planejamento público no Brasil.

Nessa direção, ela destacou a construção do primeiro Plano Plurianual (PPA) participativo da história do Brasil que ela chamou de “um planejamento feito por diversas mãos.”

“Sem a participação direta dos secretários estaduais, do Conseplan não teríamos o PPA com a participação social que nós tivemos, que tivesse o quesito interfederativo, onde todos os estados também se viram representados colocando as suas realidades regionais ou locais dentro do PPA (…) Este PPA, com foco em resultado, só foi possível – e isso não tem volta –  porque passou a ser uma política de Estado e não uma política de poder, de governos”.

Tebet reiterou a importância de pensarmos o futuro de longo prazo, em uma referência ao trabalho que vem sendo desenvolvido na construção da Estratégia Brasil 2050: “Que Brasil queremos ser? Que Brasil queremos ter? E para quem queremos o Brasil dos próximos 25 anos? Sem planejamento de longo prazo, num mundo de tantas instabilidade e variáveis nós estaremos fadados ao insucesso”, acrescentou.

O Conseplan – o Conselho Nacional de Secretários de Planejamento é um fórum que reúne os secretários de Planejamento dos estados e do Distrito Federal para discutir, trocar experiências e coordenar políticas de planejamento de Estado no Brasil.

O evento reúne gestores públicos de todo o país para debater temas estratégicos relacionados ao planejamento governamental, à coordenação entre os entes federativos e e à modernização da gestão pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *