15 de fevereiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Polícia Civil do Rio prende dupla de ladrões durante bloco em Santa Teresa

Agentes disfarçados presenciaram o furto de celular. Os detidos somam 29 passagens pela polícia
A atuação estratégica do Governo do Estado garantiu mais uma ação bem-sucedida de combate aos crimes patrimoniais durante o Carnaval. Policiais civis disfarçados prenderam, na sexta-feira (13/02), uma dupla de ladrões que agia em meio a foliões em Santa Teresa.

A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), unidade especializada da Polícia Civil do RJ. A ação contou ainda com apoio de monitoramento aéreo por drone, ampliando a capacidade de vigilância e resposta rápida das equipes em campo.

– Nossas forças de segurança atuam com planejamento, inteligência e tecnologia para proteger a população. O objetivo é assegurar que moradores e turistas aproveitem o Carnaval com tranquilidade – declarou o governador Cláudio Castro. 

Com o objetivo de identificar criminosos que se misturam ao público para praticar furtos e roubos, os agentes atuaram disfarçados no bloco. Durante o patrulhamento, os policiais flagraram o momento em que uma mulher arrancou o celular da mão de um folião e repassou o aparelho a um comparsa. A dupla foi imediatamente abordada.

Na ação, os agentes recuperaram cinco celulares subtraídos. Os dois foram presos em flagrante. De acordo com levantamento da DRCPIM, os detidos somam 29 passagens pela polícia, a maioria por crimes de furto.

Os celulares recuperados serão periciados para identificação dos proprietários e posterior restituição, dentro das ações da Operação Rastreio, maior iniciativa estadual de enfrentamento ao roubo, furto e receptação de celulares. Até o momento, mais de 13 mil aparelhos já foram retirados das mãos de criminosos, com 4,4 mil devolvidos aos donos.